ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Jovens do 'Remar para o Futuro' conquistam título inédito

Atletas garantem quatro medalhas em Campeonato Brasileiro para a cidade

Por Lucas Pereira 21-10-2018 | 17:31:40

Quatro alunas do projeto Remar para o Futuro conquistaram um título inédito para Pelotas. Maria do Carmo Fuhrmann, Mariana Macedo, Shaiane Ucker e Evelen Cardoso foram as campeãs da categoria Quatro Sem Feminino Júnior do Campeonato Brasileiro de Barcos Longos, realizado neste final de semana na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro.

Fotos: Divulgação

Além da medalha de ouro, as meninas também garantiram o quarto lugar na categoria Four Feminino Júnior. Para disputar a categoria Oito Feminino, as atletas uniram-se ao Grêmio Náutico União (GNU) e também conquistaram o quarto lugar no pódio. Evelen e Shaiane ficaram com o bronze na categoria Double Skiff Feminino Júnior. Na categoria Four Skiff Masculino Júnior, Piedro Xavier competiu juntamente com os atletas do GNU e chegou na quarta colocação. Na categoria Oito Masculino Júnior, os atletas Piedro Xavier e Robson Radman, juntamente com o GNU, conquistaram a medalha de bronze.

Os jovens do Remar para o Futuro formam a equipe gaúcha melhor colocada na classificação geral dessa edição do campeonato. Desde 2016 os atletas participam do Brasileiro, mas este ano o projeto levou a maior delegação com seis atletas. Esta também é a primeira vez que uma equipe do interior do Rio Grande do Sul conquista um resultado tão expressivo à frente de clubes tradicionais na prática do esporte como Botafogo e Flamengo.

“Essas vitórias são fruto de um trabalho contínuo, de três anos, de uma equipe que, até então, nunca tinha ouvido falar da modalidade. Através da oportunidade proporcionada pelo projeto, esses jovens vêm encontrado um futuro próspero através do esporte. Um trabalho árduo, feito de pessoas para pessoas”, afirmou o treinador Oguener Tissot.

Está previsto que os atletas cheguem a Pelotas na noite desta segunda-feira (22).

Conheça o projeto

Criado em 2015 com o objetivo de ensinar a prática esportiva a jovens da rede municipal de ensino, os coordenadores Oguener Tissot e Veronica Diedrich mapeiam alunos de 12 a 16 anos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Piratinino de Almeida, Bibiano de Almeida e Dom Francisco de Campos Barreto e do Colégio Pelotense com aptidão ou interesse no esporte. O projeto é dividido em dois grupos: um de alto rendimento, com dez atletas de 14 a 16 anos, que treina diariamente; e o outro de iniciantes, com 20 atletas de 12 e 13 anos, que treinam duas vezes na semana. As aulas ocorrem no Arroio Pelotas, na sede campestre do Centro Português.

Para participar, os alunos devem estar frequentes e com notas regulares. Eles recebem vale transporte, aulas de ioga, de inglês, reforço escolar, fisioterapia e acompanhamento com nutricionista.

O projeto Remar para o Futuro é fruto de parceria interinstitucional que envolve a Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), juntamente com o Centro Português 1° de Dezembro, Sicredi e Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (Esef/UFPel), com apoio do CFC Drive Car, Arroz Emoções, Remo Tissot e Freedom Veículos.

Campeonato Brasileiro, Remar para o Futuro, Barcos Longos