ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Município faz acolhimento de pessoas em áreas de risco

Centro de cadastramento no Ginásio Municipal recebe moradores de áreas em risco iminente de inundação. Ginásio do Sesi é o oitavo abrigo público aberto em Pelotas

Por Ascom 12-05-2024 | 18:04:32

A partir da orientação de evacuação imediata de regiões que apresentam risco iminente de alagamentos, a Prefeitura de Pelotas desenvolveu um sistema de cadastramento e acolhimento das populações residentes dessas áreas, anunciadas na manhã deste domingo (12) após reunião de alinhamento na Sala de Situação no 9º BIMtz. Moradores que precisaram deixar suas casas e buscar abrigo junto ao Município foram recepcionados no Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo Machado “Karosso” e, posteriormente, encaminhados para o abrigo que melhor atendia às suas necessidades.

Foto: Divulgação/SAS

Por meio de trabalho integrado entre as secretarias de Assistência Social (SAS) e Qualidade Ambiental (SQA), foi realizado o cadastramento da população, bem como de seus animais de estimação. Efetivados os cadastros, os acolhidos foram transportados até o abrigo indicado. Para acomodar a população durante o processo de cadastramento, uma recepção foi montada pelas equipes com distribuição de água, alimentos e cobertores, além de itens alimentícios direcionados às crianças.

“Nessa operação específica de retirada de pessoas das áreas de risco iminente, que estamos fazendo o convencimento de porta em porta, aqueles que decidiram sair e não foram para casa de amigos e familiares foram trazidos para cá. Aqui no ginásio nós preparamos uma recepção para as pessoas com água, alimentos e cobertores caso alguém cheguasse com frio. Fizemos o cadastramento das pessoas, bem como de seus animais, e realizamos o encaminhamento para o abrigo que melhor atendia as necessidade de cada indivíduo”, explicou o titular da Assistência Social, Tiago Bündchen.

Novo abrigo é aberto

Para abrigar a maior demanda em razão da necessidade de evacuação de novas áreas, a Prefeitura viabilizou a abertura do oitavo abrigo público de gestão municipal no Ginásio do Sesi, localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves.

Foto: Divulgação/SAS

Com uma infraestrutura adequada e operação já em andamento, o ginásio preparado pelas equipes terá capacidade de abrigar mais de 100 pessoas no local. O Município segue recebendo doações e prioriza, neste momento, o recebimento de colchões, roupas de cama e cobertores.

Tags

Acolhimento, Evacuação

Carregando 0%
Carregando 0%