ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Município formaliza parceria com o Sesi Educação

Novo modelo será adotado nas escolas Dona Maria Joaquina e Mário Meneghetti, ambas de turno integral

Por Tânia Magalhães 30-08-2019 | 10:37:56

Trabalho coletivo, sempre em grupo, e respeito à cultura juvenil são itens que fazem parte da metodologia de educação do Serviço Social da Indústria (Sesi) e que passam a valer, também, para o Município. Na manhã desta sexta-feira (30), no Parque da entidade, a prefeita Paula Mascarenhas assinou termo de formalização da parceria entre a rede municipal de educação e o Sesi. O novo modelo será adotado, inicialmente, pelas Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) Maria Joaquina, localizada no 3º distrito, Cerrito Alegre, e Mário Meneghetti, no bairro Três Vendas – ambas de turno integral.

Município terá educação com o padrão da instituição parceira – Fotos: Gustavo Vara

O modelo Educação Sesi adota sistema diferenciado, com trabalho que inclui robótica, “mind lab” (metodologia que trata do raciocínio lógico), e competências emocionais. Professor-articulador acompanha a trajetória do jovem no seu projeto de vida. Na escola – no Parque do Sesi à avenida Bento Gonçalves – o respeito à cultura juvenil inclui liberdade de utilização do telefone celular como tecnologia pedagógica, uso de boné, amplo diálogo e outros elementos característicos da faixa etária.

“O Município procurava um modelo para implantar nas escolas de turno integral e conhecemos a Escola do Sesi. Foi uma motivação e a adotamos como espelho, pelo espírito do trabalho colaborativo e coletivo, de busca do aluno, do seu potencial e do empreendedorismo”, registrou a prefeita Paula Mascarenhas, contando que a adoção do turno integral na rede era um sonho e que começa a se concretizar. “É uma ousadia transformadora e fazia parte do Plano de Governo.”

Formação de professores

Cento e dezoito professores da rede municipal iniciaram a formação para o novo modelo de educação a ser empreendido na rede, na manhã desta segunda-feira, na Escola do Sesi – implantada em 2014, a primeira do Estado com padrão diferenciado.

A Escola do Sesi possui 159 alunos do Ensino Médio em tempo integral e 550, à noite, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes do Médio ingressam mediante processo seletivo, devem ser filhos de industriários e, preferencialmente, de origem em escola pública municipal ou estadual. Trinta e sete profissionais, entre direção, professores e funcionários fazem parte da equipe.

A palavra dos envolvidos

“A parceria com a Educação Sesi permitirá levar estratégias de ensino para a nossa rede municipal. Assinar o termo é dar um passo muito importante, transformador e consistente para a vida dos jovens e da cidade. Agradeço aos professores pela adesão à ideia”, afirmou a prefeita.

O gerente de Operações da Escola do Sesi, Dionísio Schultz, comentou que, desde 2014, a unidade de Pelotas prospera. “Das vertentes do Sesi, a linha da educação é muito forte, com a missão de transformar pessoas. O ato de hoje vem ao encontro da proposta do Serviço, de se inserir na comunidade.”

Professores iniciam formação para o novo modelo – Fotos: Gustavo Vara

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), José Alfredo Laborda Knorr, frisou que os princípios sociais da instituição são cuidar da saúde dos trabalhadores das indústrias e desenvolver a educação – itens que auxiliam “na mudança, no fazer e no progresso. A Escola do Sesi é modelo para todo o País, ganhou prêmios e se destaca no cenário. Bem-vindos professores. A Fiergs quer fazer, junto com o Município, uma cidade melhor”.

Participaram do ato de assinatura da parceria Município/Sesi os secretários de Educação e Desporto, Artur Corrêa, e o de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams; a diretora da Escola do Sesi Pelotas, Maristela Kellermann; a gerência estadual da Educação do Sesi no Rio Grande do Sul, por meio dos profissionais Joyce Ramos, Mônica Berconi dos Santos e Alain Beiersdorf; o presidente do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), Amadeu Fernandes; o presidente da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Mauro Bom; o titular do Sindicato da Indústria Metal-Mecânica, Ubirajara Terra; a do Banco de Alimentos de Pelotas, Helena Engers; o diretor do Sesc, Luiz Fernando Parada; e os representantes dos sindicatos das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Ricardo Ferreira, e dos Gráficos, Gilmar Levien.

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

educação, sesi, parceria, turno integral, modelo, adoção pela prefeitura, "educação sesi"