ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Município passa a contar com instrutora de Justiça Restaurativa

Jussara Cruz retorna, nesta sexta-feira, de Porto Alegre apta para formar outras pessoas na metodologia utilizada pelo Pacto Pelotas pela Paz para prevenir a violência

01-08-2019 | 11:43:44

A partir deste mês, a Prefeitura terá, pela primeira vez, uma instrutora de Justiça Restaurativa (JR) – método utilizado pelo Pacto Pelotas pela Paz, desde 2017, para prevenir a violência na cidade. A orientadora educacional e coordenadora da JR na Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Jussara Cruz, retorna de Porto Alegre, nesta sexta-feira (2), apta para formar outros servidores na metodologia, o que refletirá na perenidade da Justiça Restaurativa na rede pública.

Jussara (de vermelho, à direita na foto) é a primeira instrutora do Município em Justiça Restaurativa - Foto: Divulgação/Smed

A orientadora está entre os 25 instrutores habilitados da primeira turma formada pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris), com participantes de diversos estados do Brasil, como Goiás, Mato Grosso do Sul, Amapá, Minas Gerais e Tocantins, e também de diferentes cidades do estado, como Caxias do Sul, Nova Prata, Bento Gonçalves, Gravataí e Santa Cruz. O curso iniciado no final de julho contou com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), Leoberto Brancher.

“Com esta capacitação, outros profissionais da Prefeitura poderão se tornar facilitadores, oportunizando a realização de mais círculos de construção da paz nas escolas. Isso dará ainda mais força para que a Justiça Restaurativa torne-se uma política pública”, afirmou Jussara.

Nos últimos dois anos, mais de 190 círculos foram promovidos nos educandários públicos, envolvendo cerca de 3.500 pessoas.

A coordenadora lembra que o resultado da prática é evidenciado na criação de ambientes mais seguros, com mais diálogo e empatia entre os membros da comunidade. Atualmente, existem 51 facilitadores de JR na rede municipal de ensino de Pelotas.

O Pacto Pelotas pela Paz também aposta no método para melhorar o convívio nos residenciais populares da cidade, através do projeto ‘Bons Vizinhos’, que alcançou, até o momento, mais de 1.600 moradores.

Primeira turma formada pela Ajuris com o desembargador do TJRS, Leoberto Brancher (de preto, à esquerda na foto) - Foto: Divulgação/Smed

“A formação nos permitiu trocar experiências com facilitadores de todo o país. Já sabia que existiam pessoas engajadas neste trabalho e acreditava no poder transformador dele, mas conviver com profissionais conectados ao mesmo objetivo foi uma experiência extraordinária que fortaleceu, ainda mais, nosso comprometimento”, concluiu Jussara.

Além da orientadora, também representaram Pelotas, no grupo, duas facilitadoras voluntárias do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Júlia Nogueira e Selma Mazza. Psicólogos, assistentes sociais e advogados integraram a primeira turma formada pela Ajuris.

justiça restaurativa, instrutora, pacto pelotas pela paz, prevenção à violência