Lei criada em 2018 pelo então vereador Luiz Henrique Viana institui que pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus acompanhantes tenham prioridade em estabelecimentos públicos e comerciais

Prefeita assina decreto sobre atendimento preferencial a autistas

Lei criada em 2018 pelo então vereador Luiz Henrique Viana institui que pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus acompanhantes tenham prioridade em estabelecimentos públicos e comerciais
Por Autor desconhecido 01-03-2019 | 18:18:55
Tags:

Nessa sexta-feira (1º), mais um passo importante foi dado para disseminar a cultura inclusiva em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) em âmbito municipal e estadual. No Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, a prefeita Paula Mascarenhas assinou o decreto 6.156, que regulamenta a lei municipal, proposta pelo então vereador – e hoje deputado estadual – Luiz Henrique Viana (PSDB), que dá atendimento preferencial aos autistas, bem como a seus acompanhantes. 

Fotos: Gustavo Vara

O documento institui que estas pessoas tenham prioridade em repartições públicas, e estabelecimentos comerciais e privados, abrangendo supermercados, farmácias, bancos, restaurantes e lojas. O ato também marcou o lançamento da Frente Parlamentar de Conscientização sobre o TEA, criada por Viana na Assembleia Legislativa. Uma das finalidades é incentivar a criação de políticas públicas relacionadas à causa.

O momento foi marcado pela emoção e alegria da equipe do Centro, das mães e familiares das crianças e jovens com autismo e de todas as pessoas que acompanham a trajetória de luta e conquistas do movimento em Pelotas. Entre elas, a prefeita Paula Mascarenhas que, enquanto vice inaugurou o Centro em 2014, ao lado do então prefeito Eduardo Leite, hoje governador do Estado. Em 2018, Paula garantiu a mudança da unidade para um local mais qualificado e adequado - permitindo um salto no número de vagas.

“Este é mais um passo em um caminho longo que seguiremos trilhando juntos. Agradeço à equipe de funcionários que, com enorme capacidade de amor e doação, fez este local se tornar referência no Rio Grande do Sul e no Brasil. A Frente Parlamentar será fundamental para difundir a causa no estado”, ressaltou a prefeita.
Fotos: Gustavo Vara

Atualmente, cerca de 400 crianças e jovens – de Pelotas e de diversas cidades da região – frequentam o espaço e contam com o atendimento de 50 profissionais, como professores, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, entre outros. Lá, além de receber carinho, atenção e cuidado, os alunos também participam de atividades como arteterapia, pet terapia, ludoterapia e tecnologia assistiva.

A diretora do Centro, Débora Jacks, afirmou que o momento representa uma conquista de todos, principalmente, das famílias que batalham diariamente por seus filhos. “Isso é um marco para nós, que sabemos das dificuldades do dia a dia em todos os espaços, onde muitas vezes as crianças são julgadas como mal educadas, enquanto estão tendo uma crise”, apontou Débora. A diretora salientou que o espaço representa o interesse e o investimento que o Município faz pela causa.

Autor da lei e criador da Frente Parlamentar, Viana declarou que as iniciativas buscam aumentar o respeito e o acolhimento de autistas, bem como reconhecer seu valor e importância. “A ideia é expandir a conscientização sobre o TEA para todo o estado, além de despertar em outros municípios o interesse pela implementação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos autistas”, considerou o deputado.

Foto: Gustavo Vara

Uma cópia do decreto foi entregue à presidente da Associação de Amigos, Mães e Pais dos Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), Eliane Bitencourt. Acompanharam o ato desta sexta-feira o vice-prefeito Idemar Barz, secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Fernando Marroni (PT), e o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas