ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita confere andamento das obras de novas escolas

Secretaria de Educação e Desporto é responsável pela gestão dos recursos financeiros das construções

Por Tânia Magalhães 06-02-2020 | 13:17:03

Obras de edificação de duas futuras unidades educacionais – uma de educação infantil e outra de nível fundamental – receberam a visita da prefeita Paula Mascarenhas na manhã desta quinta-feira (6). Trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sanga Funda e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sítio Floresta.

“As duas obras se apresentam qualificadíssimas. Os investimentos na educação nos bairros atenderão à demanda”, comentou a prefeita, acompanhada pelos secretários de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, e de Educação e Desporto, Artur Corrêa.

Sanga Funda

A Emei Sanga Funda, financiada pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com contrapartida da Prefeitura, conta com investimento de mais de R$ 1,8 milhão e está em construção no modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

Prefeita vistou as obras de duas escolas situadas em bairros da cidade. Os educandários vão ampliar as vagas da rede municipal de ensino - Fotos: Gustavo Vara

O projeto inclui salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, área coberta para recreio, parque, refeitório e dependências para atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, bem como administrativas. A futura escola será destinada a crianças de zero a cinco anos e 11 meses, e está localizada na avenida Ildefonso Simões Lopes, 5.062.

“Serão disponibilizadas mais de 100 vagas e a escola deve ser entregue até o final do primeiro semestre. A obra é de grande qualidade. A Sanga Funda ganha mais um investimento do Município, depois de ter recebido avanços em infraestrutura e na Saúde. Será uma das escolas mais bonitas da cidade”, comentou a prefeita.

As dependências da nova Emei e o detalhamento da obra foram apresentados à prefeita pelo representante da empresa GB & GB Construções Ltda, engenheiro civil José Cunha, e pelos secretários Artur Corrêa e Roberto Ramalho.

Histórico

A construção da Emei Sanga Funda havia sido abandonada pela antiga construtora e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Comissão Especial de Licitações, abriu novo processo. A empresa GB & GB Construções Ltda foi a vencedora da segunda licitação e assumiu a obra, que contava apenas com a fundação incompleta e, hoje, já atinge aproximadamente 80% do projeto. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) está à frente da fiscalização e da gestão dos recursos.

Sítio Floresta

“A Emef Sítio Floresta vem para preencher a lacuna aberta na área do ensino fundamental, após a inauguração dos residenciais Amazonas e Roraima. É uma das maiores escolas da cidade, com oferta de 500 vagas. O projeto é nosso, do Município, e a obra conta com extraordinária qualidade, como a população merece”, frisou a prefeita.

A unidade de ensino fundamental está em construção com recursos próprios do Município e o investimento será de aproximadamente R$ 3,6 milhões. “Tínhamos expectativa quanto à vinda de recursos federais, ligados ao programa Minha Casa Minha Vida. No entanto, não se confirmaram. Então, tomamos a frente para custear o projeto”, disse Paula.

A nova escola está localizada na rua Abrilino Freitas Cardoso, 2.976, na frente dos residenciais Amazonas e Roraima, e receberá alunos do Pré ao 9º ano. A edificação ultrapassa a marca de 1,7 mil metros quadrados de área construída, com 13 salas de aula, de recursos, da direção, dos professores, secretaria, SOE, laboratórios de informática e de ciências, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade, área de circulação coberta, cozinha, despensa e setor administrativo. Na parte externa, quadra poliesportiva, playground e pátio. A gerência dos recursos está sob responsabilidade da Smed; a fiscalização, da Seplag; e a execução do projeto está a cargo da empresa IBH Construções Ltda.

emei sanga funda, emef sítio floresta, obras, visita