ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Habitação e Regularização Fundiária

Prefeita inaugura Emei Mário Osório Magalhães

Escola tem 160 vagas para crianças de zero a três anos e homenageia historiador renomado de Pelotas

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 25-04-2018 | 17:45:10

Foi oficialmente inaugurada, na manhã desta quarta-feira (25), a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Mário Osório Magalhães. A escola está em funcionamento desde novembro de 2017, na rua Félix da Cunha, 909, e tem 160 vagas, já preenchidas, para crianças de zero a 3 anos. A cerimônia, conduzida pela prefeita Paula Mascarenhas, foi acompanhada pelas crianças, responsáveis, família do escritor e historiador, e vereadores.

Fotos: Gustavo Vara

A nutricionista Teresinha Silveira, mãe do Daniel, de 2 anos, disse à prefeita que nunca pensou em colocar o filho em uma escola pública, bonita e com um bom projeto, e hoje ela sai da escola tranquila, pois sabe que o filho está feliz.

Paula, que tinha uma relação de amizade com o homenageado, assinalou que sempre é uma alegria e uma emoção a inauguração de uma escola, ainda mais como esta: linda, colorida, arejada e alegre, especialmente em momentos em que o município enfrenta tantas dificuldades.

“Quero agradecer por me proporcionarem um momento como este”, falou a prefeita, com a voz embargada.

A chefe do Executivo Municipal lembrou que, quando visitou algumas escolas - acompanhada pela viúva de Magalhães, Lia Mara - para decidir qual delas ganharia o nome do marido, chegaram nesta, instalada no antigo Instituto São Benedito, e todos os professores estavam vestindo uma camiseta com o nome do historiador.

“Mário Osório foi uma figura, um intelectual que se misturou com as ruas e as praças da cidade. O País precisa de pessoas inspiradas pelas palavras dele”, concluiu a prefeita.

O filho de Mario Osório, Inácio Magalhães, conta que o pai publicou o primeiro livro aos 12 anos e, a partir de então, não parou mais – poesias, crônicas, letras de música e os trabalhos de pesquisa, já que Magalhães era, acima de tudo, um educador. E a vocação extrapolava a sala de aula. Era fonte para universitários, palestrante em escolas. Sobre o pai dar nome a uma escola de Educação Infantil, ele diz ter “tudo a ver”, pois une suas paixões – educação e história.

“Quando as crianças perguntarem aos professores quem foi Mário Osório Magalhães, ouvirão uma belíssima história”, garantiu o filho.
Fotos: Gustavo Vara

O titular da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Artur Correa, lembrou que o escritor dedicou sua predileção literária ao amor por Pelotas, sem esconder os seus problemas. Ele elogiou a equipe da Secretaria que fez, praticamente, todo o trabalho. Poucas ações precisaram ser terceirizadas.

Também participaram, da cerimônia, a equipe da Escola, o assessor especial do Gabinete da Prefeita, Sadi Sapper; e os vereadores Luis Henrique Viana (PSDB), Daniel Trzeciak (PSDB) e Fabrício Tavares (PSD).

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

emei, mario osório magalhães, inauguração