ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeitura desenvolve aulas de robótica em escolas municipais

Clubes de computação criativa – parceria com a UFPel e a Rede Brasileira de Aprendizagem – também ensinam programação e eletrônica, e estimulam o raciocínio, a curiosidade e a criatividade

05-09-2019 | 17:48:29

Não é novidade que crianças e adolescentes representam expressiva parcela de consumidores da tecnologia, atualmente. Pensando em transcender este aspecto e transformá-los em protagonistas da busca por conhecimento e em criadores de conteúdo, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), aposta nos Clubes de Computação Criativa, que acontecem em escolas municipais. O projeto dá um novo sentido aos laboratórios de informática com aulas de robótica, programação e eletrônica, que desenvolvem diversas habilidades, como raciocínio lógico, criatividade, sociabilidade, empatia e curiosidade intelectual.

Município adquire equipamentos de robótica para escolas municipais

Atividades de robótica, programação e eletrônica são realizadas no clube da escola do Balneário dos Prazeres - Foto: Lucas Pereira

A capacidade de superar os desafios, resolver problemas e persistir nos objetivos também é apontada como ganhos pela supervisora do Centro Tecnológico Educacional de Pelotas, da Smed, Janine Ochoa. “É uma forma lúdica que facilita o aprendizado, trabalha a frustração e reflete no desempenho em outras disciplinas, como matemática. Também dá um bom embasamento para aqueles que desejam seguir profissões nesta área”, acrescenta.

Em julho, a Prefeitura investiu R$ 17 mil na aquisição de 80 kits de microbits – o “coração do robô” – para os educandários das zonas urbana e rural, que mantêm os clubes. Na Emef Luiz Augusto de Assumpçăo, no Balneário dos Prazeres, o encontro semanal com a professora Márcia Krause é compromisso certo na rotina de 12 estudantes, de 9 a 14 anos, do 4º, 5º e 7º ano. O projeto começou na escola no início do ano, mas já coleciona bons resultados e histórias.  

“Focamos em atividades ‘mão na massa’, pertinentes ao currículo deles, usando tecnologias de baixo custo e, principalmente, reaproveitando materiais. Os alunos aprendem a fazer animações e jogos (na plataforma Scratch) e, mais do que isso, compreendem a importância de trabalhar coletivamente, ajudando o outro nas dificuldades. É um aprendizado para a vida toda”, resume a professora.  

Vivenciando a programação

Uma das recentes tarefas consistiu na elaboração de um jogo relacionado ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, quando os participantes pesquisaram a respeito da cultura brasileira e produziram as obras – o projeto foi batizado de ‘Caça às Lendas’. O grupo também já criou robôs de sucata, aprendeu a fazer ligações de LED e participou de atividades desplugadas. “É uma forma de vivenciar a lógica da programação e aprender algorítimos, sem utilizar o computador”, explica Márcia.

Exemplo disso foi a proposta da professora para os alunos decifrarem uma série de códigos espalhados pela escola, o que entusiasmou o grupo. Érick, 11 anos, é um dos participantes assíduos do clube e conta que aprendeu a programar e aspectos da eletrônica graças às aulas. José, além de utilizar o aprendizado para si, também já empregou o conhecimento para ajudar o pai, em situações diversas no cotidiano.

Aulas são em duplas para facilitar a aprendizagem. Foto: Lucas

Tecnologia e sustentabilidade  

A ciência também é aliada para ensinar a importância de reciclar, reutilizar, reaproveitar e repensar o consumo. As próprias crianças se engajam para levar materiais e peças antigas de televisões, videogames e DVDs, diz a professora, orgulhosa. O próximo objetivo do clube do Balneário dos Prazeres é construir a ‘Horta Inteligente’ - projeto que será inscrito no Festival de Invenção Criativa, em Porto Alegre, no próximo mês. A ideia é possibilitar a irrigação da horta, por meio de um equipamento feito com placa de Arduino.

Alunos, entre 9 e 14 anos, integram o projeto na escola Luiz Augusto de Assumpção - Foto: Lucas Pereira

Os Clubes de Computação Criativa são coordenados pela Secretaria de Educação e Desporto, pelo grupo de ensino, pesquisa e extensão Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec), vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e pelo Núcleo Pelotas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Tanto a UFPel quanto a Rede dão suporte ao desenvolvimento do conteúdo e ao aprofundamento dos conceitos nas escolas.

Onde os clubes também são realizados?

Nas escolas Wilson Muller, Nestor Crochemore, Dona Maria Joaquina e Waldemar Denzer – na zona rural –, Colégio Pelotense e Mário Meneghetti. A Escola do Sesi também destinou kits de robótica, com peças de Lego, aos educandários municipais.

Tags

clubes de computação criativa, robótica, escolas, eletrônica, programação, luiz augusto de assumpção, balneário dos prazeres

Carregando 0%
Carregando 0%