Curso “Cuidando do Cuidador” será dedicado, na primeira fase, à formação de 30 servidores da SAS

Prefeitura e IFSul firmam convênio de cooperação para aperfeiçoamento de cuidadores

Curso “Cuidando do Cuidador” será dedicado, na primeira fase, à formação de 30 servidores da SAS
Por Tânia Magalhães 16-09-2019 | 13:19:07
Tags: convênio , parceria , cooperação , curso , cuidador , certificado , abrigos , ifsul , capacitação

Com vistas ao aperfeiçoamento de servidores que tratam dos públicos de abrigos do Município, a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) assinaram convênio de cooperação de parceria institucional. A prefeita Paula Mascarenhas e o reitor Flávio Luís Barbosa Nunes assinaram o protocolo na manhã desta segunda-feira (16), no Salão Nobre do Paço Municipal.

Fotos: Gustavo Vara.
“Meu compromisso é o de agradecer. Uma instituição do porte do IFSul teve interesse e sensibilidade para perceber a importância de participar da vida das pessoas e voltou o olhar para nossas carências imediatas quanto ao atendimento de quem precisa”, afirmou a prefeita.

O resultado da parceria é o desenvolvimento do curso de qualificação de servidores que atendem pessoas que necessitam de acompanhamento nos abrigos do Município. A primeira turma será de 30 alunos e as aulas começam dia 26 deste mês, estendendo-se até abril de 2020, com dois encontros semanais. A equipe foi selecionada pela própria Secretaria de Assistência Social.

O diretor de Relações com a Comunidade do IFSul e coordenador do curso “Cuidando do Cuidador”, Edgar Antônio Costa Mattarredona, comentou que o grupo “Ações do Bem”, do próprio Instituto, visitou abrigos e motivou-se a atuar. “A ideia foi a da capacitação de servidores que auxiliam as pessoas que necessitam de cuidados: crianças, jovens, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade, e pessoas com deficiência.” Para os jovens, que são desligados dos abrigos aos 18 anos, o IFSul está estudando a possibilidade de proporcionar profissionalização.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Loureiro Duarte, salientou que a ação de capacitar cuidadores resulta de voluntariado, e que a Extensão tem o objetivo de colocar toda a potencialidade do Instituto à disposição da comunidade para atender às demandas.

O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, informou que a Secretaria, desde 2016, vinha promovendo capacitações de educadores sociais, para mantê-los atualizados. No entanto, os cursos eram de até 30 horas. O que se iniciará, com o convênio, é de 160 horas. “Agora, teremos um curso completo, com certificação. O caminho será aberto para os servidores. A iniciativa demonstra a responsabilidade social do IFSul.”

O reitor Flávio Nunes salientou que o curso, além do aperfeiçoamento, é também uma forma de valorização dos que trabalham, por meio da preparação profissional para a jornada do dia a dia.  

“Transformar vidas é essencial e isso se faz por meio dos servidores, que receberão condições técnicas para trabalhar com quem mais precisa. Temos que cuidar dos seres humanos que estão sob a nossa guarda, daqueles que abrigamos, vestimos e alimentamos. Temos, ainda, que aumentar a autoestima de cada um”, frisou a prefeita, acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz.

Notícias Relacionadas

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes