ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Restaurante Popular incentiva alimentação saudável e criação de elos

Diariamente, cerca de 400 refeições são servidas no local, que ainda promove o fortalecimento de vínculos entre usuários

29-06-2018 | 16:51:18

Carinho, capricho e cuidado. Muito mais do que servir refeições a um preço acessível, o Restaurante Popular de Pelotas se tornou referência no atendimento de convivência e fortalecimento de vínculos, em especial para os idosos, maioria entre os 1,3 mil usuários cadastrados.

Fotos: Marcel Ávila

Além da alimentação saudável, a Prefeitura proporciona, na gestão compartilhada com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Gesto, atividades de segunda a sexta-feira, tanto para maiores de 60 anos, quanto para crianças e adolescentes.

Alimentação de qualidade

O restaurante serve até 400 almoços. O cardápio mensal conta com peixe, frango, carne bovina e fígado, além de arroz, feijão, dois tipos de salada, complementos diários, sobremesa e suco de frutas. A nutricionista Jênifer Lopes Borchardt explica que as refeições são planejadas para suprir as necessidades nutricionais.

“Para grande parte dos atendidos esta é a única refeição do dia, então precisamos garantir que ela forneça todos os nutrientes”, enfatiza Jênifer.

Os participantes do grupo de idosos ainda recebem café da manhã. As carnes são entregues frescas no início de cada dia pelo açougue, os hortifrútis pela Ceasa e os alimentos não perecíveis comprados nos mercados. Na cozinha trabalham quatro funcionários, outros dois na copa e a nutricionista.

Grupo de atividades

Ao completar 60 anos, a primeira decisão da ex-catadora de lixo Nara Regina Furtado foi participar do grupo de idosos. As atividades realizadas – dança, alongamentos, palestras e oficinas – ajudam a combater a solidão de quem passou a morar sozinha após o fim de uma união de 31 anos.

“Eu amo isso aqui! As pessoas me acolheram tão bem e eu fiz muitos amigos”, conta Nara, hoje com 62 anos.

A aposentada elogia a equipe do restaurante e também a qualidade da alimentação; o almoço servido pela Prefeitura é sua refeição mais reforçada do dia, mesma situação de Getúlio Martins, 60 anos, rio-grandino que se mudou para o Município em 2010, e há dois anos frequenta o Restaurante.

“Comecei a vir porque a comida é barata, mas agora venho para conhecer mais pessoas. Fica fácil de viver quando se está próximo dos outros” comenta o aposentado, que antes trabalhava como guindasteiro.

Conforme o assistente social Richard Fauchy, a convivência entre pessoas de diferentes origens é estimulada por meio de oficinas de talentos, em que os participantes ensinam algumas de suas habilidades aos demais. Já no período da tarde e noite, entre 17h30min e 21h, crianças e jovens de até 16 anos participam de aulas de capoeira, hip-hop, teatro, coral e palestras sobre redução de danos no espaço, a fim de prevenir que entrem em situações de risco.

Fotos: Marcel Ávila

Novos cadastros são realizados às quartas

O Restaurante Popular de Pelotas funciona das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira. O prédio está localizado na rua Três de Maio, 1068 e o almoço é servido às 11h30min para os cadastrados e a partir das 12h para a população em geral.

As refeições têm o valor simbólico de R$2,00 e a Secretaria de Assistência Social (SAS) ainda oferece 78 pratos gratuitos para pessoas em vulnerabilidade social. Assistentes realizam o cadastro de novos usuários, que têm prioridade no atendimento, todas as quartas-feiras. Os interessados devem apresentar:

• Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Cadastro NIS (Número de Identificação Social);
  • Comprovante de residência;
  • Foto 3X4;

Caso a pessoa não possua algum dos itens acima listados, a equipe do restaurante faz o encaminhamento para os setores responsáveis.

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura.

restaurante popular, assistência social, serviço de convivência, alimentação saudável