ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Terminal de ônibus na Praça Rio Branco é inaugurado

Para organizar o trânsito, fluxo do tráfego na Dom Pedro II foi modificado nesta semana

09-05-2018 | 12:32:54

Uma caminhada no fim da manhã desta quarta-feira (9) marcou a entrega do novo terminal de ônibus, localizado na antiga passarela do samba, na lateral da Estação Férrea. As alterações do trânsito na rua Dom Pedro II, a partir da avenida Saldanha Marinho, e no estacionamento dos veículos do transporte coletivo estão em vigor desde a terça (8).

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz vistoriaram o resultado das obras de revitalização, conversaram com usuários e ouviram pedidos de motoristas e cobradores. A chefe do Executivo municipal reafirmou o compromisso com a qualificação contínua do espaço, beneficiando população e funcionários.

“Já é uma outra realidade e temos perspectivas de realizar mais melhorias aqui. Vai ficar excelente”, disse Paula.

A fim de auxiliar no controle do tráfego, uma rotatória foi construída pela Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop), e 1,5 mil metros quadrados de pista receberam nova camada asfáltica. As conversões à esquerda estão proibidas e a sinalização recém-pintada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) orienta motoristas.

Fotos: Gustavo Vara

O titular da SST, Flávio Al-Alam, destacou a presença de faixas de pedestre ao longo de todo o entroncamento das vias, trazendo mais segurança para quem circula pela região.

“Os agentes de Trânsito estarão no local durante toda a semana para orientar a população acerca das melhorias”, afirmou o secretário.

Vizinho do Largo de Portugal há 30 anos, o mecânico Carlos Schaun, 67, elogia a iniciativa de valorização do espaço público.

“As pessoas agora enxergam o Largo. Os motoristas não podem mais correr, pois precisam reduzir a velocidade. Ficou sensacional”, elogiou o morador.

Coletivos em local diferente

A Praça Rio Branco, antiga passarela do samba, abriga o terminal dos ônibus urbanos, que ganhou reforço na segurança com a instalação de iluminação especial; lâmpadas de Led deverão ser colocadas ainda nas próximas semanas. A área que pertencia ao Supermercado Guanabara S. A., foi outorgada à Prefeitura por meio da assinatura de um “instrumento particular de cessão de uso de imóvel com transferência de potencial construtivo”.

Neste local, o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) construirá também um ambiente para os trabalhadores e uma nova sede do Prati.

Fotos: Marcel Ávila

Entre os funcionários do CTCP, a esperança é de que o novo espaço de convivência seja inaugurado o quanto antes. O fiscal Ubirajara Ramires ressalta que refeitório, banheiros e área de descanso para os trabalhadores trariam mais qualidade aos serviços prestados. As alterações no trânsito são pontos positivos para o motorista Cláudio da Silva.

“Só fazemos uma volta a mais, mas que moderniza. A tendência é só melhorar”, afirmou o profissional.

A dona de casa Mara Fuhrmann, 57, que aguardava no terminal, resume:

“A questão é se adaptar as novidades.”

Participaram da caminhada os secretários de Obras e Pavimentação (Smop), Ubiratan Anselmo; Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel; e Administração e Recursos Humanos (SARH), Abel Dourado; além dos vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB), Daniel Trzeciak (PSDB) e Éder Blank (PDT).

Confira mais fotos da caminhada e da nova disposição no Flickr da Prefeitura.

transporte coletivo, ônibus, terminal de ônibus, sinalização, obra, pavimentação