ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Transporte rural registra movimento de quase 60 mil passagens

Bilhetagem do novo sistema marca cerca de 10 mil gratuidades em um mês. Quase 50 mil viagens foram pagas

Por Tânia Magalhães 07-06-2019 | 13:40:54

O balanço de movimento do novo sistema de transporte coletivo rural, que entrou em operação no dia 1º de maio, foi apresentado à prefeita Paula Mascarenhas e ao vice Idemar Barz na manhã desta sexta-feira (7). Foram registradas 59.425 passagens em um mês. Destas, foram computadas 9.972 gratuidades (idosos e especiais).

“O novo sistema foi muito bom e justo com a população da colônia. O aumento de passagens mostra que o processo de licitação do transporte rural, para equiparar direitos entre usuários da área urbana e do interior, foi o caminho certo”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, informou que, durante o mês de maio, foram percorridos cerca de 70 mil quilômetros pelos ônibus das linhas que atendem a todos os distritos.

Movimento aumentou além das expectativas - Foto: Arquivo/Ascom

Entre os pagantes, 8.987 passagens foram de estudantes e 648 de professores do Estado. Estudantes pagam R$ 1,48 e os professores 50% da tarifa integral. O cálculo mostra que foram pagas 39.818 tarifas de R$ 3,70. Somados os números, o sistema registrou 49.453 viagens pagas no mês de maio.

Expectativas superadas

As expectativas quanto ao movimento de passagens foi superada. Projeções indicavam que o sistema atingiria cerca de 40 mil viagens pagas, quando chegaram a quase 50 mil. Para a prefeita Paula e o secretário Al-Alam, o aumento demonstra a aprovação do novo transporte rural.

A fiscalização foi apontada pela prefeita como fator importante no novo sistema. O secretário fez referências ao cuidado que a empresa Santa Cruz, concessionária dos serviços, tem com os veículos da frota, quanto à limpeza e manutenção. “Além disso, motoristas e cobradores são atenciosos com os passageiros”.

“As melhorias da qualidade na prestação dos serviços e o valor da tarifa estão agradando os moradores da zona rural. Estou muito feliz com os resultados e espero que a população usuária aproveite”, disse Paula.

Al-Alam informou à prefeita que os fiscais da Prefeitura atuam diariamente e que, além disso, a Secretaria de Transporte e Trânsito faz o acompanhamento online, com atualizações em tempo real, do deslocamento dos coletivos. O sistema permite essa transparência.

A reunião foi acompanhada pelo vereador José Paulo Benemann (PSDB), pela chefe de Gabinete, Kelli Schaefer, e pelo assessor do Departamento de Transporte da STT, André Luís Lima Nunes.

transporte rural, balanço, pagantes, tarifa