Segunda edição do 'Encontro Olho de Sogra' promove roteiro de visitas a pontos turísticos famosos do município

Turistas deficientes visuais conhecem patrimônio de Pelotas

Segunda edição do 'Encontro Olho de Sogra' promove roteiro de visitas a pontos turísticos famosos do município
Por Autor desconhecido 07-09-2018 | 14:38:01
Tags: olho de sogra, pelotas na ponta dos dedos, roteiro turístico

      Com um sorriso no rosto e a vontade de explorar cada detalhe e história de Pelotas, 12 turistas deficientes visuais, de diferentes cidades e estados do Brasil, visitam o município até este sábado (8) durante a segunda edição do Encontro Olho de Sogra. O roteiro começou na manhã desta sexta-feira (7), na exposição tátil Pelotas na Ponta dos Dedos, sediada na Secretaria de Cultura (Secult). Ter o mesmo direito a informações sobre o patrimônio e compartilhar estas experiências em igualdade é o principal objetivo do evento, explica o idealizador do projeto, Leandro Pereira.

Turistas conhecem a exposição Pelotas na Ponta dos Dedos, sediada na Secult. Fotos: Gustavo Vara
Com o recurso da audiodescrição, grande diferencial desta experiência, é possível conhecermos a paisagem urbana e as características de cada prédio do Centro Histórico”, acrescenta Pereira.

      Os turistas de Florianópolis, Joinville, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e São Paulo têm um roteiro repleto de pontos turísticos para percorrer até sábado. Entre os locais, estão o Museu da Baronesa, a praia do Laranjal e a fábrica da Imperatriz – onde vão acompanhar a produção de doces e participar de uma oficina sensorial.

      Pereira, que é estudante de museologia da Universidade Federal de Pelotas, aponta que a exposição foi uma feliz casualidade dentro da programação do Encontro. “Tudo que estão descrevendo, eles podem tocar e reconhecer cada edifício... Isso é incrível”. Deficiente visual há oito anos, ele conta que, ao cursar a faculdade, percebeu como as informações importantes sobre história e cultura não chegavam para essa população.

“Entendi que também podia ser turista mesmo sem enxergar; por isso criei o projeto, com o objetivo de mostrar que podemos ter momentos de lazer e diversão desde que tenhamos acesso”, conta.

      Sobre o nome “Olho de Sogra”, já conhecido entre os amantes dos doces pelotenses, Leandro explica que se trata de uma homenagem à tradição doceira de Pelotas e também uma brincadeira com o tema da deficiência visual. “Com apenas um doce, consegui fazer esses dois links”, conclui.

Primeira experiência

      Muitos turistas estão na cidade pela primeira vez. É o caso de André Werkhausen, de Nova Petrópolis, que, ao fim da visita à exposição, encontrou dificuldade para elencar o que mais gostou.

"Me impressionou muito a imponência de alguns prédios, mas gostei de todos, cada um com sua peculiaridade. Estou muito ansioso para seguir conhecendo Pelotas”, diz o turista, animado.
André, de Nova Petrópolis, visita Pelotas pela primeira vez. Fotos: Gustavo Vara

Pelotas na Ponta dos Dedos

      Inaugurada em 15 de agosto, a exposição apresenta 10 fotos de fachadas de prédios do Centro Histórico da cidade, acompanhadas de maquetes. Cada imagem tem identificado o autor por escrita convencional e em braille, além de uma explicação sobre a história do local. A Secult é localizada no Casarão 2, da Praça Coronel Pedro Osório, e sedia o conjunto de fotos até dia 30 de setembro.

      O Encontro Olho de Sogra tem o apoio da Secult e da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação. Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Projeto de maquetes reproduz peças ornamentais furtadas da Casa Seis

Projeto de maquetes reproduz peças ornamentais furtadas da Casa Seis

Sete atividades movimentam Pelotas de quinta a sábado

Sete atividades movimentam Pelotas de quinta a sábado

“Z3: Entre Redes e Memórias” está em exposição na Prefeitura

“Z3: Entre Redes e Memórias” está em exposição na Prefeitura

Oitiva do Ciclo 2 da Pnab reúne 75 pessoas na Prefeitura

Oitiva do Ciclo 2 da Pnab reúne 75 pessoas na Prefeitura