Prefeita destacou as ações de revitalização do Museu da Baronesa e do projeto do novo Museu da Cidade

14º Fórum Estadual de Museus é aberto em Pelotas

Prefeita destacou as ações de revitalização do Museu da Baronesa e do projeto do novo Museu da Cidade
Por César Soares 24-05-2022 | 14:23:19
Tags: 14º Fórum , Museus , Pelotas

Com o propósito de ampliar as reflexões e debates sobre a relação dos museus com a sociedade e buscar ações para o segmento, foi aberto nesta terça-feira (24), em Pelotas, a 14ª edição do Fórum Estadual de Museus. O evento, que é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Sedac) em parceria com a Prefeitura de Pelotas, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esse ano destaca o tema “Políticas Públicas para Museus: os 20 anos da Carta de Rio Grande”. A programação se estende até sexta-feira (27).

Durante a abertura do encontro, a prefeita Paula Mascarenhas salientou a honra de receber o Fórum, evento que ela considera como uma oportunidade de discutir o papel e o futuro dos museus neste período pós-pandemia. 

Fórum no Centro de Artes da UFPel. Fotos: Gustavo Vara.

"Nosso Museu da Baronesa está passando por um profundo restauro, desde que abriu as portas, e certamente vai voltar, em breve, muito mais forte e qualificado para atender a população. Além disso, estamos com o desafio de construir o Museu da Cidade, um grande espaço que será o retrato do que nós somos, da trajetória do nosso município, e que será executado coletivamente, se tornando uma realidade graças ao governo do Estado que acredita no poder da cultura para a constituição de uma sociedade", afirmou Paula.

A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, presente no evento, destacou as diretrizes traçadas em 2002, durante o 8º Fórum, que levaram a elaboração da Carta de Rio Grande. "Neste período que antecede eleições majoritárias, é extremamente propício a reflexão, o debate, a revisão de objetivos, projetos e metas para o presente e para o futuro. Ao iniciarmos essa jornada, cabe perguntar o quanto avançamos no campo das políticas públicas para o setor museológico e de patrimônio cultural e quais as mudanças que desejamos alcançar? Essa reflexão deve considerar três paradigmas: patrimônio, diversidade e ação sistêmica", propôs Beatriz.

Também participaram da cerimônia a reitora da UFPel, Isabela Andrade, o coordenador do curso de Museologia da universidade, Daniel de Souza, a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Carine Duarte, o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo, e o representante das sete Regiões Museológicas do Estado, Adilson de Oliveira.

Carta de Rio Grande

Este ano completa duas décadas do encerramento do 8° Fórum Estadual de Museus, realizado no município de Rio Grande em 2002, quando foi aprovada – com a presença de 12 estados – a Carta de Rio Grande. Esse ato documenta buscou propostas para implantação de políticas públicas para o setor museológico e de patrimônio cultural nos âmbitos estadual e federal.

Entre as ações apontadas pela Carta, estão as noções e diretrizes para uma Política Nacional de Patrimônio Cultural e Museus, políticas de gestão e organização do Setor e de financiamento e fomento aos museus nacionais e estaduais, além de capacitação e formação, aquisição e gerenciamento de acervos e bens culturais. A Carta de Rio Grande conseguiu transpor os limites do Estado e serviu de base para a construção de toda a política nacional do setor, publicada em 2003.

 Confira a programação completa acessando aqui

Notícias Relacionadas

Programação cultural movimenta o final de semana pelotense

Programação cultural movimenta o final de semana pelotense

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Nesta quarta tem bate-papo com produtor de “Ainda Estou Aqui” na Prefeitura

Nesta quarta tem bate-papo com produtor de “Ainda Estou Aqui” na Prefeitura