
Ações nos bairros consolidam aplicação de mais de 700 segundas doses
A semana começa com a esperança renovada para centenas de pessoas que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. Ao longo desta segunda-feira (30), em sete pontos de vacinação distribuídos pelos bairros, 715 pessoas de 30 anos ou mais tomaram a segunda dose da CoronaVac.
No Colégio Municipal Pelotense, a movimentação foi tranquila pela manhã, com o público chegando e já sendo vacinado, sem esperar muito. Só naquele local, foram 119 imunizados até o final da jornada às 15h.
Vacinação no Colégio Pelotense - Fotos: Michel Corvello
No salão da Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes, no Barro Duro, o atendimento também fluiu rápido - sorte do comerciante Cauê de Oliveira, que concluiu a imunização em poucos minutos. “Foi muito bom! Deu tudo certo, dentro da data prevista, não teve atraso e rapidinho aqui fui atendido”, contou, bastante satisfeito e esperançoso.

O comerciante Cauê foi imunizado no Barro Duro - Foto: Michel Corvello
A vacinação prossegue nesta terça-feira (31), com drive-thru no Centro de Eventos, para a segunda dose e, nos bairros, para mais uma ação de aplicações da primeira dose, desta vez, para os jovens de 18 anos ou mais. Veja, abaixo, a programação do calendário de imunização para os próximos dias.
Drive-thru - Centro de Eventos, das 9 às 17h
- Terça-feira (31) - 2ª dose para profissionais da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, trabalhadores do setor de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo que receberam a 1ª dose no dia 31 de maio.
- Sábado (4/9) – 2ª dose para professores do 3º ao 5º e do 6º ao 9º anos, que receberam a 1º dose nos dias 4 e 5 de junho.
Bairros – das 10 às 15h
- Terça-feira (31) - 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais
- Quinta-feira (2/9) – 2ª dose para pessoas com 29 anos ou mais, que receberam a 1ª dose de CoronaVac no dia 2 de agosto, e para outros que tenham recebido a 1ª dose naquela data.
- Sexta-feira (3/9) - pessoas com deficiência permanente, com e sem BPC, e público de 18 a 59 anos , com comorbidades previstas, que receberam a 1ª dose no dia 3 de junho.
IFSul – Praça 20 de Setembro - das 9 às 17h, entrada pela rua Jornalista Cândido de Mello
- Quarta-feira - (1º/9) - profissionais da Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, professores, professores especializados, auxiliares de Educação Infantil, monitores e trabalhadores dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo que receberam a 1ª dose em 31 de maio e 1º de junho.
Documentação necessária – 1ª dose
- Carteira de Identidade
- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário
- Cartão SUS ou CPF
Documentação necessária – 2ª dose
- Documento de Identidade
- Carteira de vacinação ou comprovante da primeira dose
Pontos de vacinação nos bairros
- Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
- União Gaúcha – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
- Colégio Pelotense – auditório, entrada pela Bento Gonçalves – Centro
- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 - Balneário dos Prazeres
- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata
Drive-thru solidário continua! Se puder, faça uma doação
A campanha de arrecadação de donativos segue no Centro de Eventos. Além de alimentos não-perecíveis, as pessoas que vão se vacinar e os seus acompanhantes podem contribuir com a doação de agasalhos ou de um quilo de ração animal, que será destinado ao Canil e Gatil municipais. Sua doação é importante, pois muitas pessoas estão precisando de algum tipo de auxílio.
Para agilizar a imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza, no site do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.
A SMS alerta
A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.
Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.