
Atleta do Vida Ativa é vice-campeão mundial de taekwondo
Jobert da Rosa conquistou o vice-campeonato mundial na categoria 68-73 kg. Fotos: Divulgação
No domingo (15), o atleta do projeto Vida Ativa, Jobert Martins da Rosa, conquistou medalha de prata no Campeonato Mundial de Taekwondo (WOTF). A competição foi sediada no Arujá em São Paulo. O jovem competiu na categoria peso olímpico, de 68 a 73 quilos.
Estudante do Colégio Municipal Pelotense e morador do Dunas, o jovem começou a praticar o esporte há 11 anos, no Comitê de Desenvolvimento Dunas (CDD), um dos núcleos do Vida Ativa. Atualmente, coleciona títulos nacionais e internacionais.
O diretor do departamento de Desporto da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Isaque da Luz, comemora o resultado. “Jobert é um atleta que traz consigo não apenas uma medalha, mas, também, um grande exemplo, demonstrando que o Pacto Pelotas Pela Paz está colhendo frutos, por meio das atividades no esporte”, afirma.
A coordenadora do Vida Ativa, Carol Maluê, destaca a importância do projeto como ferramenta de incentivo ao esporte e à atividade física. “O projeto Vida Ativa vem fomentando o movimento na cidade de Pelotas há mais de dez anos, com a oferta de várias modalidades esportivas, práticas corporais e lazer. São mais de 50 núcleos espalhados pelo município”, destaca.
Apoio
Os valores necessários para custear a viagem de Jobert para disputar o campeonato foram viabilizados por emenda parlamentar do vereador Paulo Coitinho (Cidadania).
O projeto
O Vida Ativa é gerenciado pela Smed e executado pela Diretoria de Desporto e Lazer. Por intermédio do projeto, são oferecidas aulas de modalidades esportivas e atividades físicas gratuitas, para diferentes públicos, com o objetivo de melhorar a saúde da população. O programa abrange várias faixas etárias e condições, como pessoas com deficiência. As atividades são semanais, incluindo os finais de semana, e envolvem oficinas de modalidades como futsal, basquete, voleibol, handebol, dança, ginástica, ritmos, treinamento funcional, lutas e caminhada e corrida orientada.
O projeto é desenvolvido em núcleos instalados nos bairros e, também, no Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo – Karosso, localizado no Centro.