Carreta da Saúde recebe boas-vindas oficiais
A Carreta da Saúde, modelo Agora Tem Especialistas, já está instalada no Largo de Portugal, junto à antiga Estação Ferroviária, onde passará 30 dias atendendo, em consulta e exames, casos relacionados à saúde da mulher. Na manhã desta sexta-feira (24), em solenidade, o prefeito Fernando Marroni, em nome do Município, juntamente com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, representando o ministro Alexandre Padilha, oficializou a chegada e presença da unidade móvel na cidade.
Carreta está na cidade - Fotos: Volmer Perez
“A Carreta chega para fortalecer o Outubro Rosa. Sua vinda ao município é inédita no Rio Grande do Sul, é uma alegria para Pelotas. Equipe e equipamentos do Ministério da Saúde, do programa Agora Tem Especialistas, vão dar o suporte necessário e aguardado para zerar as filas de espera da saúde da mulher. Nossa cidade tem a agradecer. Foi contemplada no PAC, por exemplo, com a Policlínica e o Centro Especializado em Reabilitação tipo 4 (CER 4)”, pontuou o prefeito Fernando Marroni, ao manifestar boas-vindas às autoridades e público presente no ato de abertura da Carreta.
A unidade móvel do Ministério da Saúde conta com consultórios e salas para exames de mamografia, ultrassonografia mamária e colposcopia. O atendimento será exclusivo para pacientes que estão na lista de espera do SUS em Pelotas e região. As mulheres devem aguardar contato da equipe para saber data e hora que serão atendidas. Na área externa da Carreta, haverá tendas onde poderão aguardar com conforto no dia marcado.
“Se Pelotas não conseguir vencer o tema do SUS, poucas cidades terão essa possibilidade.” A afirmação foi feita pelo prefeito Fernando Marroni, diante dos avanços do município na área da saúde, em iniciativas, projetos e programas que contemplam a população, expandem e qualificam os atendimentos, além de agregar parcerias.
O secretário do Ministério, Felipe Proenço, informou que 28 carretas da saúde circulam em todo o país. “Pelotas foi escolhida no Rio Grande do Sul por ser pioneira numa série de iniciativas, a exemplo do novo método para coleta de material para diagnóstico apuração de câncer de colo de útero, e pela capacidade que a cidade tem de organizar o sistema local de saúde”, afirmou.
Espaços contam com aparelhos - Fotos: Volmer Perez
A secretária municipal de Saúde, Ângela Moreira Vitória, manifestou a satisfação de ter o Ministério da Saúde próximo. “É a terceira vez que o secretário Felipe Proenço vem a Pelotas. Essa presença sempre sinaliza de forma positiva e abre horizontes. Seremos excelência em saúde”, frisou, destacando avanços na Atenção Primária, nas parcerias, na adesão a projetos e programas. “A Carreta atenderá a partir da fila do SUS. As mulheres que estão aguardando serão chamadas. A unidade oferece os exames e diagnósticos, reduz o tempo de espera. Sistema é de alta qualidade.”
Representando o Legislativo, o vereador Rafael Amaral destacou que o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde é diferenciado no país. “Avançamos muito e saúde se faz com trabalho”, salientou, citando a Carreta como exemplo.
A possibilidade da “segunda consulta”, segundo o secretário Proenço, “era um sonho do presidente. A segunda consulta é o gargalo, é a especializada e foi consolidada por Lei. Agora Tem Especialistas.” A Carreta, reduzindo as filas para exames e diagnósticos, diminui o tempo de espera para acesso à atenção especializada. Há três áreas atendidas pelas carretas no país – tomografias, oftalmologia e saúde da mulher.
A Secretaria Municipal de Saúde, simultaneamente ao trabalho da Carreta, continuará encaminhando fluxo de pacientes para exames da saúde da mulher. Esse processo não terá interrupções.
Entre os presentes, a superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Maria Celeste Silva, a vice-prefeita Daniela Brizolara, a secretária Geral de Governo, Miriam Marroni, a secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, os vereadores Ivan Duarte e Ronaldo Quadrado, a reitora da Universidade Federal, Úrsula Rosa da Silva, a diretora do curso de Medicina da UFPel, Julieta Fripp, a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Bernadete Lovatel, representantes de hospitais e de entidades, secretários de Saúde da região e outros.