
Cidade mantém 52 casos de dengue
A atualização, com números oficiais, da evolução da dengue em Pelotas, liberada no boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, divulgado às 9h01min desta sexta-feira (5), confirma que a cidade mantém 52 casos de dengue, sendo 35 locais e 17 adquiridos em outras localidades. Não há vítimas fatais da doença e, no momento, também não tem nenhum paciente hospitalizado.
Neste sábado (6), o Município fará mutirão no Fragata, na avenida Duque de Caxias e rua Demétrio Ribeiro, com aplicação de Fludora – produto químico de combate ao Aedes aegypti. Trata-se de uma iniciativa de prevenção, considerando que o mês de setembro é geralmente chuvoso e com temperaturas mais elevadas que no inverno, favorecendo o desenvolvimento do mosquito.
A Vigilância em Saúde da Prefeitura informa que agentes de endemias do novo Ponto de Apoio (PA), localizado no Centro, onde foram constatados três novos casos na última semana do mês de agosto, mantêm atividade diária de visitas para identificação e eliminação de focos do Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Mesmo com os números estáveis, é indispensável que a população continue fazendo a sua parte, eliminando de suas residências, jardins, áreas e pátios, qualquer acúmulo de água parada, mesmo que em mínimas quantidades. A água parada é o ambiente adequado à formação de focos. A dengue pode evoluir ao óbito.
O boletim do Sinan ainda informa que, em 2025, foram expedidas 481 notificações em Pelotas, sendo 453 para moradores locais e 28 de outros municípios. Os exames atestam 420 suspeitas descartadas e nove seguem em investigação.
O levantamento de focos nos bairros continua e, na última semana, oito novos foram identificados. O Fragata passou de 623 para 625, enquanto as Três Vendas, de 344, foi para 348. No Centro, a contagem foi de 156 para 158. As demais localidades mantiveram os números inalterados. Areal 137, Barragem 85 e Laranjal 54.