Conferência de Educação atrai grande público em Pelotas
Terminou nesta sexta-feira (17) a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional da Educação (Conae) 2022, realizada de forma virtual. Com a participação de 298 delegados, mais de 2 mil pessoas acompanharam os dois dias de discussões, em que os assuntos que mais atraíram foram a inclusão, a valorização dos profissionais e as necessidades de novas tecnologias para a escola do futuro.
Foi a primeira vez que a Conferência foi feita de forma virtual e a adesão surpreendeu, positivamente, os organizadores. A mesa de abertura com a palestra da prefeita Paula Mascarenhas atraiu 2.180 pessoas, nas páginas dos integrantes do Fórum de Educação, no YouTube, que organizam o evento: Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), universidades Católica (UCPel) e Federal (UFPel) de Pelotas e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul).
Nas palestras da tarde do primeiro dia foram mais de 2040 participantes entre as duas palestras que foram realizadas de forma simultânea. Nas palestras da manhã desta sexta-feira (17), foram 1395 pessoas entre quatro palestras, promovidas pelo IFSul, UCPel, UFPel e Conselho LGBTQIA+.
A coordenadora pedagógica da Smed, Carla Maria Becker Pertuzatti, que também é presidente do Conselho Municipal de Educação e integrante do Fórum Municipal de Educação, diz estar bastante satisfeita com o trabalho. Ela avalia que os delegados estavam muito interessados, tanto que as discussões se estenderam muito além do previsto, quase duas horas a mais no primeiro dia e uma hora no segundo.
Após as palestras os delegados se reuniram para discutir os temas e definir encaminhamentos. A plenária final, apresentará o resultado final, e o documento será submetido à aprovação. Os textos serão levados às etapas estadual e nacional da conferência, respectivamente em abril e novembro de 2022.
Participaram da etapa municipal professores de escolas públicas e privadas, de instituições de ensino superior, sindicados ligados à educação, centros que atendem crianças com deficiência, conselhos municipais, associação de proprietários de escolas de educação infantil, secretarias municipais que se relacionam com educação, pais e estudantes dos três níveis de ensino, e movimentos sociais organizados.