
Conferência de Educação atrai grande público em Pelotas
Terminou nesta sexta-feira (17) a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional da Educação (Conae) 2022, realizada de forma virtual. Com a participação de 298 delegados, mais de 2 mil pessoas acompanharam os dois dias de discussões, em que os assuntos que mais atraíram foram a inclusão, a valorização dos profissionais e as necessidades de novas tecnologias para a escola do futuro.

Foi a primeira vez que a Conferência foi feita de forma virtual e a adesão surpreendeu, positivamente, os organizadores. A mesa de abertura com a palestra da prefeita Paula Mascarenhas atraiu 2.180 pessoas, nas páginas dos integrantes do Fórum de Educação, no YouTube, que organizam o evento: Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), universidades Católica (UCPel) e Federal (UFPel) de Pelotas e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul).
Nas palestras da tarde do primeiro dia foram mais de 2040 participantes entre as duas palestras que foram realizadas de forma simultânea. Nas palestras da manhã desta sexta-feira (17), foram 1395 pessoas entre quatro palestras, promovidas pelo IFSul, UCPel, UFPel e Conselho LGBTQIA+.
A coordenadora pedagógica da Smed, Carla Maria Becker Pertuzatti, que também é presidente do Conselho Municipal de Educação e integrante do Fórum Municipal de Educação, diz estar bastante satisfeita com o trabalho. Ela avalia que os delegados estavam muito interessados, tanto que as discussões se estenderam muito além do previsto, quase duas horas a mais no primeiro dia e uma hora no segundo.
Após as palestras os delegados se reuniram para discutir os temas e definir encaminhamentos. A plenária final, apresentará o resultado final, e o documento será submetido à aprovação. Os textos serão levados às etapas estadual e nacional da conferência, respectivamente em abril e novembro de 2022.
Participaram da etapa municipal professores de escolas públicas e privadas, de instituições de ensino superior, sindicados ligados à educação, centros que atendem crianças com deficiência, conselhos municipais, associação de proprietários de escolas de educação infantil, secretarias municipais que se relacionam com educação, pais e estudantes dos três níveis de ensino, e movimentos sociais organizados.
Notícias Relacionadas

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas