Conssedi prossegue com ciclo de reuniões
Nesta quarta-feira (27), pela manhã, realiza-se mais uma reunião do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi). Será a segunda do ciclo de encontros virtuais, programado pela diretoria do órgão, para levantar questões e projetos relacionados a cinco eixos: tecnologia, desenvolvimento econômico, meio ambiente, saneamento e água, e educação. Desta vez, a apresentação estará a cargo do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella.
O assessor técnico do Conssedi, Flávio Ferreira, informa que a reunião é fruto do plano de trabalho idealizado pelo Conselho até o final do ano. “Consideramos os cinco eixos essenciais, principalmente, para otimizar o esforço coletivo de recuperação pós-pandemia. Nos encontros, os titulares expõem o panorama de suas áreas e apresentam projetos para serem colocados em prática a curto prazo”, esclarece. Todos o resultado desses encontros será encaminhado, por meio de um relatório, à prefeita Paula Mascarenhas, acompanhado de sugestões e aconselhamentos – apontados por representantes dos múltiplos setores da sociedade civil que compõem o Conselho.
Encontros
A primeira reunião do ciclo foi no dia 7 deste mês, com a apresentação dos projetos da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), pelo diretor-presidente Leandro Felix. Entre os destaques, o guia de serviços digitais que compõe a página Pelotas Digital, portal de serviços on-line, onde o cidadão encontra todos os serviços oferecidos pela Prefeitura, pelo endereço eletrônico https://www.pelotas.com.br/servicos.
A segunda reunião é a desta quarta-feira, com o titular da Sdeti, para apresentação dos projetos que fazem parte do eixo Gestão, Ambiência e Inovação, com foco na retomada econômica nos três pilares: desenvolvimento, turismo e inovação.
Para os meses de novembro e dezembro, estão programados encontros com as áreas da educação, meio ambiente e saneamento.
Encaminhamento
Flávio Ferreira salienta que, após cada apresentação, os membros do Conselho recebem um formulário on-line, para que sugiram aconselhamentos ou outras contribuições que possam potencializar as ações abordadas.