
Dia D da Doação de Mudas reforça cuidado com meio ambiente
Prefeita participou do plantio de mudas no Largo do Mercado. Fotos: Gustavo Vara
A prefeita Paula Mascarenhas participou nesta quinta-feira (05), do Dia D de Doação de Mudas organizado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) para marcar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Na atividade que aconteceu no largo do Mercado Central foram distribuídas 511 mudas de árvores nativas. Além da doação das mudas, quatro arvores foram plantadas no local pelo serviço de plantio urbano contratado pela SQA.
A prefeita destacou que a iniciativa também homenageou o empresário Ricardo Pedro Klein, através da assinatura de um decreto e a criação de um prêmio para ações de preservação à natureza. “É um projeto coletivo de tornar a cidade mais verde e, ao mesmo tempo, trazer o reconhecimento a Ricardo Pedro Klein, cidadão de Pelotas que plantou uma avenida inteira. É uma figura que merece todo o nosso carinho”, disse.
O primeiro troféu foi entregue para a família do homenageado, por conta do plantio de árvores feito ao longo de muitos anos por Klein nas avenidas Dom Joaquim e República do Líbano.
O secretário da SQA, Eduardo Schaefer, reforça o simbolismo por trás das doações. “O número de mudas doadas hoje são 511, que é a quantidade de árvores tombadas no ciclone de 12 de julho, então é uma espécie de compensação a esse fenômeno natural. Vamos doar o mesmo número para que a população possa, também, fazer a sua parte e embelezar a cidade”, ressaltou.
Estavam presentes no evento o vice-prefeito Idemar Barz, o presidente da Câmara de Vereadores, César Brizolara, Cesinha, o secretário de Governo e Ações Estratégicas Fábio Machado e os familiares de Ricardo Pedro Klein, Gerson Klein, Lília Klein Schenatto, Claúdia Klein e Rafaela Klein.
População aprova
O empresário Daiano Campos mora em frente à uma praça atingida pelo temporal e busca recompor o local. “Todas as árvores caíram. Estou comprando e plantando. Vim entregar outras plantas e me avisaram da doação de mudas, então aproveitei”, disse.
Quem também aproveitou a doação foi a aposentada Beatriz Duarte que pretende plantar a muda de araçá no pátio de casa. “Eu amo a natureza, amo as plantas. O fato do araçá ser uma planta frutífera uniu o útil ao agradável”, contou.