Vacinação neste sábado foi com a Pfizer para pessoas de 37 anos ou mais que haviam feito a 1ª dose no dia 09 de julho

Drive-thru registra 1.606 imunizados com 2ª dose

Vacinação neste sábado foi com a Pfizer para pessoas de 37 anos ou mais que haviam feito a 1ª dose no dia 09 de julho
Por César Soares 09-10-2021 | 18:10:02
Tags: vacina, 2ª dose, 37 anos ou mais, Pfizer

A primeira semana de outubro de vacinação encerra com mais uma importante marca atingida em termos de avanço da imunização contra o coronavírus em Pelotas: o monitoramento do Painel Covid, mostra que a cidade já atingiu o 100% da população vacinável, com mais de 18 anos, para a aplicação da primeira dose, e também a quase 64% da população com o esquema vacinal completo. Só neste sábado (9) foram mais 1.606 pessoas que receberam a segunda dose da Pfizer, no drive-thru do Centro de Eventos Fenadoce. Nova ação está prevista para após o feriado, neste mesmo local, na quarta-feira (13), quando o drive vai receber pessoas de 36 anos ou mais para concluírem a proteção. 

Prefeito em exercício abriu o dia de vacinação tocando o hino rio-grandense. Fotos: Rodrigo Chagas.

A movimentação foi grande nas primeiras horas da manhã, quando o público começou a estacionar no pátio para aguardar o início da ação. O acompanhamento musical deste sábado, dentro da programação do projeto cultural Arte para a Esperança, feito pelos músicos Marília Sinãni e Gustavo Mustafe, e Nina Mayers contou também com uma participação bem especial: a do prefeito em exercício Idemar Barz que fez a abertura do evento tocando com o seu acordeão o hino rio-grandense. Na sequência, Idemar também passou pelas pistas do drive e acompanhou a vacinação do primeiro a chegar no Centro de Eventos, o administrador Fernando Dias.

“É sempre motivo de muita satisfação e alegria ver esse movimento de todos que se dedicam voluntariamente e principalmente das pessoas que buscam a vacina. É muito importante se vacinar e mais importante ainda é fazer a segunda dose. Eu já tomei as duas e aguardo pelo reforço agora em novembro”, disse ao reforçar o chamado para que todos completem a proteção.

Fernando foi o primeiro a ser vacinado neste sábado. Fotos: Rodrigo Chagas.

Fernando chegou cedinho ao local, por volta das 6h, pois queria se desocupar mais cedo e conseguiu...abriu os trabalhos do dia, no Centro de Eventos. “É uma grande alegria é uma certeza de mais proteção pra mim e também para os meus familiares e torcendo muito para que tudo volte ao normal com muita responsabilidade de todos”, comemorou o administrador.

Público estava esperançoso com a complementação da vacina. Fotos: Rodrigo Chagas.

A auxiliar de limpeza, Patrícia Hermann de 37 anos completou a imunização cheia de expectativa: “Agradeço muito por chegar até aqui, conseguir tomar a segunda dose, porque muita gente, infelizmente não conseguiu. E agora já estou mais protegida pra ver se isso tudo passa logo, pra gente voltar ao normal”, comentou, esperançosa.

A vacinação prossegue depois do feriado de Nossa Senhora Aparecida, com mais ações de aplicação da segunda dose, conforme a programação prevista.

Drive-thru – Centro de Eventos, das 9 às 17h

- Quarta-feira (13) – 2ª dose para pessoas com 36 anos ou mais, vacinadas com Pfizer em 10/7.

- Quinta-feira (14) – 2ª dose para pessoas com 35 anos ou mais, vacinadas com Pfizer em 14/7

- Sexta-feira (15) – 2ª dose para pessoas com 34 anos ou mais, vacinadas com Pfizer em 15/7

Documentação para a 2ª dose

- Carteira de Vacinação para comprovar a 1ª dose

- Comprovante de residência

- Documento de identidade

- Cartão SUS ou CPF

SMS faz orientação

A SMS esclarece que, como regra geral, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Sendo assim, não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.Importante relembrar que continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas apoia Enani 2024

Pelotas apoia Enani 2024

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata