Em todo 2024 foram 698 matriciamentos. Ampliação se deve à nova política da Secretaria Municipal de Saúde, com maior interação entre equipes do serviço, da atenção primária e da regulação

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Em todo 2024 foram 698 matriciamentos. Ampliação se deve à nova política da Secretaria Municipal de Saúde, com maior interação entre equipes do serviço, da atenção primária e da regulação
Por Roberto Ribeiro 31-07-2025 | 15:17:23
Tags: Redução de filas, Qualificação, Números, SUS

Nos primeiros sete meses de governo, a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já ultrapassou o número de atendimentos via Núcleo Municipal de Telessaúde de todo o ano passado. Se em 2024 foram 698 matriciamentos (trabalho em conjunto entre médicos da atenção primária e da atenção especializada para traçar um plano de cuidado e intervenção em casos de pacientes cujo quadro é mais complexo), até esta quinta-feira (31) a atual gestão contabiliza 822

“Temos trabalhado para qualificar o SUS no município, reduzir filas e tornar os serviços mais ágeis, para que a demanda por saúde da população seja atendida o quanto antes. Esse tem sido o nosso maior esforço”, disse o prefeito Fernando Marroni.
Profissional da Atenção Primária conversa com especialista durante serviço de matriciamento oferecido pelo Núcleo de Telessaúde da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação/SMS)

O número deve continuar crescendo ao longo do ano. Dia 18 de julho, o governo federal, via PAC Saúde, anunciou para Pelotas a aquisição de 11 kits com computadores e câmeras para qualificar o atendimento do Núcleo Municipal do Telessaúde, no valor de R$ 200 mil. Assim, a expectativa é de que o serviço ganhe ainda mais musculatura, ampliando a disponibilidade de recursos para os médicos da atenção primária interagirem a distância com os colegas especialistas por meio de imagens, videochamadas e troca de mensagens instantâneas sobre casos em análise dos usuários que procuram o serviço público de saúde em Pelotas. 

“São computadores com câmeras de boa qualidade para que se possa fazer videoconferências nas UBSs para discutir casos das nossas especialidades que têm atendimento em Telessaúde”, esclarece a secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória. 

O que mudou

“Até o ano passado, quando um paciente era encaminhado a uma especialidade, ele era aceito no sistema e entrava na fila”, explica Ingrid Oliveira, chefe do Núcleo de Gestão e Regulação da SMS. Agora, o regulador é orientado a identificar se o caso pode ser discutido primeiro por matriciamento e faz essa demanda ao médico solicitante. Além dessa, outras ações contribuíram para a ampliação do serviço, que se dá entre profissionais da Medicina. Ingrid cita a disponibilidade maior de profissionais no sistema, com extemsão do horário de atendimento, e o incentivo para recorrer ao matriciamento entre as equipes da Atenção Primária. 

A vantagem se dá nas duas pontas. No sistema, com a redução da fila para consultas, e para o usuário, que não precisa se deslocar até um ambulatório para ser atendido depois de aguardar na fila para ter acesso à opinião de um especialista. “Quando um caso matriciado apresenta resolução, como felizmente tem acontecido, é um encaminhamento a menos no sistema público de saúde do município”, afirma Ingrid Oliveira. 

Funcionamento

O Núcleo Municipal do Telessaúde oferece o serviço nas especialidades de Pediatria, Dermatologia (pele e feridas), Nefrologia, Cardiocirurgia, Ortopedia e Pré-natal nas 51 UBSs que compõem a rede. Dentre elas, a Virgílio Costa, no bairro Fragata, zona oeste de Pelotas. É lá que há três anos o médico de família Fernando Lima atua na Atenção Primária à Saúde. Para ele, o matriciamento é uma rica oportunidade de troca de conhecimento com um colega de profissão, com o qual recebe orientações, sugestões de condutas, diretrizes e o melhor encaminhamento para resolução dos casos dos seus pacientes. “É extremamente positivo, e o uso de tecnologias nos serviços de saúde é incontornável hoje em dia”, resume.

Para o paciente, Lima também vê benefícios. Principalmente pela facilidade e rapidez na resposta. “Dependendo da especialidade, minutos após o envio da dúvida o especialista já responde e orienta o que deve e o que pode ser feito - isso reduz filas para consulta com especialistas e o paciente não precisa esperar anos para ter sua avaliação.”

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