
Emei Ruth Blank recebe mutirão de vacinação nesta quarta-feira
O mutirão de vacinação para o público infantil, nesta quarta-feira (24), esteve na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ruth Blank, no Centro. Para a próxima semana, quarta-feira (31), estarão disponíveis doses contra o coronavírus, gripe (Influenza) e poliomielite, na Emei Anita Malfatti, localizada na rua Machado de Assis, 235, no Fragata, entre as 13h30min e as 17h30min. A Prefeitura reforça que a imunização é destinada apenas para os alunos do educandário selecionado e será aplicada somente com a presença dos pais ou responsáveis legais pelas crianças.
Fotos: Rodrigo Chagas
A promotora de vendas Veridiana Fiss esteve na Emei Ruth Blank, nesta quarta-feira, para acompanhar a vacinação do filho Heitor de 4 anos, que recebeu as doses contra a paralisia infantil e gripe. Para ela, “A vacina é fundamental na questão da prevenção de doenças. É uma ferramenta que temos para cuidar da saúde das crianças e a imunização na escola facilita bastante”.
A servidora pública Laura Lopes também aproveitou para levar a Maria para tomar a primeira dose contra a Covid-19. Segundo ela, a vacinação nas escolas é uma ótima iniciativa, pois, além de facilitar para os pais, os pequenos se sentem mais à vontade para receber a vacina, por conta do ambiente familiar da instituição. “A imunização contra o coronavírus continua muito importante, porque, embora pareça que as coisas estão melhores, o vírus segue circulando. As pessoas ainda estão se contaminando e, por isso, é necessário se proteger”, ressaltou.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o dia 17, foram vacinas 65 crianças contra o coronavírus e uma contra a gripe no mutirão de vacinação nas Emeis. A SMS reforça que a vacina disponível para proteção contra a Covid-19 é a CoronaVac, que exige intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda doses. A aplicação nas escolas visa facilitar a proteção das crianças que ainda não receberam a aplicação ou estão com alguma em atraso.
Documentação necessária
- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso o menor não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento
- Carteira de Vacinação da criança
- CPF ou Cartão do SUS
Orientações da SMS
Segundo o Ministério da Saúde, já é possível a administração do imunizante contra a Covid-19 com outras vacinas do calendário vacinal sem intervalo mínimo. A estratégia contribui para a melhora da cobertura dos imunizantes.
Se a criança estiver com sintomas gripais, não deve se vacinar enquanto estiver passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.
Notícias Relacionadas

Prefeitura está em processo de abertura de residências médicas e multiprofissionais

Atendimento da Farmácia Estadual está temporariamente suspenso

Saúde de Pelotas apresenta trabalhos em congresso em Gramado

UBS na Rua será no parque Dom Antônio Zattera dia 31