
Estátua do Negrinho do Pastoreio recebe restauro da Prefeitura
Para evitar que a estátua que homenageia a lenda do Negrinho do Pastoreio sofra mais ações de vandalismo e depredações, equipes da Prefeitura de Pelotas removeram o monumento na terça-feira (30). A obra, até então instalada na avenida Bento Gonçalves, entre as ruas Marcílio Dias e Professor Araújo, foi levada para o Casarão 6, no entorno da praça Coronel Pedro Osório, e deve passar por processo de limpeza e restauração.

Imagem: Divulgação/Secult
Inaugurada em 1963, em homenagem ao aniversário da cidade, a peça retrata a história do Negrinho do Pastoreio, um menino escravizado que teria recebido um milagre de Nossa Senhora. Por mesclar traços históricos e religiosos, o monumento se destacou durante muito tempo no município, sendo, inclusive, local de manifestações de fé quando ficava exposto no Castelo Simões Lopes.
A obra é de autoria do artista uruguaianense Vasco Prado, que também produziu mais três peças que estão no Rio Grande do Sul, nas cidades de Alegrete, Porto Alegre e São Francisco de Paula.
De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), as equipes de restauração e conservação do Museu da Baronesa ficarão responsáveis pela higienização da peça, que deve passar, posteriormente, pelo processo de restauro. A remoção foi realizada por ressocializandos do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), do Pacto Pelotas pela Paz, que atuam na Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop).
O processo de remoção também teve o apoio das secretarias de Transporte e Trânsito (STT) e de Desenvolvimento Rural (SDR).
Notícias Relacionadas

Nesta quarta tem bate-papo com produtor de “Ainda Estou Aqui” na Prefeitura

Edital do concurso das Cortes do Carnaval 2026 tem Alteração

Prefeitura apoia 28º Festival de Flores da Catedral do Redentor

Dia 22 tem Bate-papo com produtor de “Ainda Estou Aqui” na Prefeitura