Obras de arte, documentos escritos, fotografias e objetos do acervo de Luiz Carlos Vinholes são expostos à visitação pública no Malg

Exposição sobre Pelotas e Suzu celebra 60 anos da irmandade

Obras de arte, documentos escritos, fotografias e objetos do acervo de Luiz Carlos Vinholes são expostos à visitação pública no Malg
Por Tânia Magalhães 16-09-2023 | 13:33:14
Tags: exposiç]ão, pelotas/suzo, 60 anos de irmandade

Entre os atos programados para celebrar os 60 anos de irmandade entre Pelotas e a cidade de Suzu, no Japão, foi aberta, no final da manhã deste sábado (16), no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), a Exposição Pelotas/Suzu, reunindo obras de arte, documentos escritos, fotografias e objetos pertencentes ao acervo do ex-diplomata, compositor, escritor pelotense e articulador dos laços de e cooperação entre os dois municípios, Luiz Carlos Vinholes. A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou a abertura, destacando o orgulho de todos os pelotenses.

Prefeita apreciou o acervo e o caracterizou como narrativa da história - Fotos: Rodrigo Chagas
“Esta semana, dedicada à irmandade com Suzu e a Luiz Carlos Vinholes, é motivo de alegria para todos nós. Esta exposição conta a história com qualidade artística. Caracteriza-se como uma narrativa e os 60 anos da irmandade vão inspirar estudantes e pelotenses a continuar a história. Como prefeita, sinto-me honrada. A irmandade com Suzu foi a primeira, seguida com Aveiro, Colônia do Sacramento e Aracati”, salientou a prefeita.

Luiz Carlos Vinholes, acompanhado pela esposa Helena, informou que a exposição traz uma reunião de obras organizadas para celebrar a data dos 60 anos do acordo de amizade e cooperação de Pelotas e Suzu. “Espero que os anos se projetem na história. Estou grato por ter encontrado acolhida, abrigo, para o que eu tinha. Essas peças circularam comigo por longas distâncias”, afirmou.

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, classificou como intensa a programação da semana dos 60 anos de irmandade com Suzu e de homenagens a Vinholes, e destacou o momento festivo, a boa energia e a presença de amigos e familiares do homenageado.

O diretor do Malg, Lauer Alves Nunes dos Santos, coordenou a abertura da exposição e registrou que o acervo conta um pouco da história da relação entre as duas cidades – Pelotas e Suzu.

Estiveram presentes, também, o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o diretor do Theatro Sete de Abril, Giogio Ronna, a vice-reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva, a diretora do Museu da Baronesa, Fabiane Rodrigues Moraes, o conservador e restaurador do Malg, Fábio Galli, pessoas ligadas à área da cultura e público.

Nesta semana, Luiz Carlos Vinholes recebeu o título Doutor Honoris Causa, conferido pela Universidade Federal, e foi homenageado com placa descerrada na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal, pelos 60 anos de irmandade com a cidade japonesa de Suzu e por ter idealizado o projeto da praça Jardim de Suzu em Pelotas.

Notícias Relacionadas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop