
Facilitadores do ACT assistem à palestra sobre violência familiar
Na manhã desta quinta-feira (11), os facilitadores do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, política pública municipal que integra o Pacto Pelotas pela Paz, assistiram à palestra sobre violência familiar, apresentada pela tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora do programa Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida, do Rio de Janeiro, e vencedora do prêmio Espírito Público. O encontro, no auditório do Sest Senat, teve o objetivo de capacitar os participantes para que possam prestar melhor atendimento às famílias do Município.
Treinamento sendo ministrado pela coordenadora do programa Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida, tenente-coronel Cláudia Moraes. Fotos: Michel Corvello
O treinamento envolveu a conscientização, a sensibilização e os protocolos de atendimento às famílias. Cláudia ainda apresentou a Patrulha Maria da Penha, programa especializado em dar apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, em especial às que já possuem medidas protetivas contra seus agressores.
A militar também ressaltou a importância da troca de experiências, e que está levando, para o Rio de Janeiro, muito conhecimento adquirido em Pelotas. "O trabalho do ACT vai ao encontro de tudo que acredito como policial militar, pois trabalhar na prevenção é fundamental para o combate à violência", destacou.
Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, e a diretora de Prevenção da pasta e coordenadora do ACT, Alicéia Ceciliano.
O ACT
O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros integra o eixo de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e completou três anos de atividades em abril deste ano. Com ações fundamentadas no fortalecimento de vínculos entre crianças, pais e cuidadores, foi estendido, no segundo semestre deste ano, aos apenados do regime fechado do Presídio Regional de Pelotas, que estão em tempo de progressão para o semiaberto, com foco na ressocialização e preparação para o retorno ao convívio familiar. Pelotas é a primeira cidade do mundo a tornar a metodologia uma política pública municipal.