Encontro promovido pela Prefeitura tratou sobre a possibilidade de criação de uma relação regional de medicamentos, a fim de reduzir a judicialização

Farmacêuticos da região reúnem-se em Pelotas

Encontro promovido pela Prefeitura tratou sobre a possibilidade de criação de uma relação regional de medicamentos, a fim de reduzir a judicialização

Por Marina Amaral 07-10-2022 | 13:15:11
Tags: farmacêuticos , relação regional de medicamentos , redução da judicialização

A Prefeitura promoveu, na quinta-feira (6), um evento com farmacêuticos de Pelotas e municípios da região com intuito de viabilizar a criação de uma relação regional de medicamentos, em busca da redução da judicialização na área da saúde. O encontro, que aconteceu na Casa Cenáculo, contou com a participação dos conselhos regional e federal de Farmácia, a Promotoria de Justiça de Rio Grande, a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), a apoiadora do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e representantes das universidades pelotenses. 

Fotos: divulgação/SMS

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, explicou que existe uma relação de medicamentos de competência do Estado, e que cada município possui sua própria lista, referente à Atenção Primária à Saúde. Considerando que Pelotas é referência em atendimento para outras cidades, um paciente que vem até aqui para consultar com um profissional que receita um remédio que não integra a relação municipal da cidade de origem da pessoa, pode acabar gerando uma judicialização.

Por isso, surgiu a proposta de desenvolver uma listagem regional de medicamentos. “Foi uma reunião inédita com esse propósito. A ideia foi muito apoiada pelos conselhos regional e federal de Farmácia e do Ministério Público”, afirmou a secretária. A partir da reunião desta quinta-feira, foi montado um grupo para trabalhar na relação regional dos remédios e seguir com a discussão, junto ao Judiciário e conselhos de Farmácia, de outras medidas a serem tomadas.

Participaram o coordenador da Assistência Farmacêutica do Município, Fabian Teixeira Primo, e o promotor de Justiça de Rio Grande, Érico Rezende Russo.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)