
Idemar participa da 10ª Abertura da Colheita do Milho
O prefeito em exercício, Idemar Barz, participou nesta sexta-feira (10), da 10ª Abertura Oficial da Colheita do Milho do Rio Grande do Sul. Com roteiros técnicos e apresentação de novas tecnologias, a atividade reuniu autoridades, pesquisadores e representantes da iniciativa privada. Realizada pela primeira vez na Metade Sul do Estado, o evento ocorreu na sede da Fazenda São Francisco, no município de Jaguarão.
Metade Sul do Estado é destaque na produção do grão considerando características naturais da região. Fotos: Rodrigo Chagas.
Idemar parabenizou os empreendedores rurais e destacou a importância da valorização da agroindústria e do agronegócio. “Ficamos muito felizes de prestigiar a Abertura da Colheita do Milho, pela primeira vez, aqui na nossa Metade Sul. É preciso reconhecer e destacar o trabalho dos produtores rurais da região, especialmente do milho, que diariamente se desafiam e levam produtos de qualidade até a nossa mesa”, declarou.
Um dos principais pontos abordados no evento, que motivou a realização da festividade na Metade Sul, foi a capacidade de cultivo do milho em terras baixas, atividade possibilitada por meio da pesquisa e da inovação. Desenvolvida pela Embrapa, a tecnologia sulco-camalhão possibilita drenar o solo quando há chuvas intensas, permitindo a irrigação da terra em períodos de seca. O governador do Estado, Eduardo Leite, destacou a iniciativa.
“O dia de hoje significa superação de obstáculos, isso porque essas terras se mostravam menos acolhedoras para este tipo de cultivo. A gente celebra hoje essa capacidade de superação de quem empreende, de quem é resiliente e de toda uma cadeia de pesquisas, as quais possibilitaram o desenvolvimento de tecnologias que permitem esse cultivo. Comemoramos hoje a ciência, a pesquisa e o trabalho do povo gaúcho”, afirmou Eduardo.
Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e de Sistemas Penal e Socioeducativos, Luiz Henrique Viana, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Vilmar Zanchin, os deputados estaduais Adriana Lara (PL), Luciano Silveira (MDB) e Pedro Pereira (PSDB), além de representantes da Emater/RS, Embrapa Clima Temperado, Banrisul, Federarroz e iniciativas privadas relacionadas ao ramo do cultivo.
A Abertura Oficial da Colheita do Milho é um evento idealizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Apromilho/RS, Abramilho, Prefeitura Municipal de Jaguarão e Fazenda São Francisco (Grupo Quero-Quero).
O Milho no Estado
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, atualmente o milho é cultivado em 485 dos 497 municípios gaúchos. A produção do grão no Estado, representa uma extrema importância, tanto para a alimentação humana, quanto para a alimentação animal.
Fotos: Rodrigo Chagas
As cadeias produtivas de aves e de suínos, por exemplo, utilizam o milho na forma de ração, a qual dispõe de uma composição à base do grão (70%). Já as cadeias leiteiras, por outro lado, usam o milho em sua maior parte na forma de silagem.
A estimativa de safra 2022/2023, projetada pela Emater/RS e divulgada em agosto de 2022, previa uma expectativa de área plantada de 831 mil hectares. Comparado aos 785 mil hectares da safra passada, o período atual deve representar um crescimento de 5,9% na área semeada com o grão. A estimativa de produção era de 6,1 milhão de toneladas, ou seja, 104,5% a mais do que na safra anterior. Devido a estiagem prolongada, no entanto, a Emater estima que 45% da produção gaúcha tenha sido perdida.