
IncubaStart realiza sua primeira atividade na Fatec Senac
Os alunos formados do Programa Start, iniciativa do Município que busca capacitar jovens e adolescentes entre 16 e 24 anos ao mercado de trabalho, realizaram nesta quinta-feira (19), na Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o primeiro IncubaStart, com o objetivo de apresentar as ideias de impacto criada por eles. Ao todo, cerca de 100 jovens vão participar da atividade durante os próximos dias, mostrando suas ideias para professores e mentores da Fatec Senac.
Jovens apresentam trabalhos no IncubaStart. Foto: Rodrigo Chagas
O coordenador do Start, Pablo Salomão falou sobre como este processo de aprendizagem funcionará. “Após os jovens completarem sua formação no programa, passarem por todas as etapas e criarem suas ideias de impacto, agora eles podem tirar essas ideias do papel. Estamos buscando mais parceiros para que isso possa ser realizado e, assim, os jovens darem continuidade em seus trabalhos.”
Até o momento, a ação é em parceria com a Fatec Senac, que disponibilizará de forma gratuita aos jovens, acesso total à unidade. Eventualmente, os alunos terão encontros com os professores da faculdade para analisar o desenvolvimento das ideias até terem a chance de se candidatarem a uma possível incubação.
Rafaela Recondo tem 17 anos, e sua ideia de impacto social, chamada FibroMap, tem como objetivo criar uma rede de apoio para pessoas com diagnóstico de fibromialgia. “Eu costumo falar que as melhores ideias surgem de algo que sempre está perto de nós, o FibroMap surgiu vendo o esforço da minha mãe, que tem fibromialgia, nas atividades cotidianas da vida dela. Se não fosse o Start, nos incentivando a pensar e criar, eu não falaria do FibroMap hoje, portanto pretendo usar esse espaço que o Senac está disponibilizando, para desenvolver o projeto e levar ele de fato para o mundo”, afirma.
Entre os grupos de alunos deste primeiro IncubaStart, mais de dez ideias serão apresentadas aos professores da Fatec Senac, que ficarão responsáveis pelo auxílio na progressão dos jovens.
O programa Start
A iniciativa foi instituída em 2018, como estratégia do eixo prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. A proposta é manter os jovens e adolescentes longe de qualquer situação de risco ou violência, a partir do estímulo à qualificação profissional e ao aprimoramento pessoal. Até agora, 568 jovens já foram capacitados pelo Start.
O Start é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). Nas capacitações, os jovens recebem diversas instruções voltadas ao empreendedorismo, inovação, impacto social, comportamento, personalidade, economia criativa e outras atividades práticas ligadas à capacitação, além de proporcionar a abertura de oportunidade e aproximação deles no mercado de trabalho.
Atualmente, a iniciativa conta com a rede de 34 parceiros e apoio de mais de 30 instituições dos setores público e privado. Em 2022, o Start atingiu a marca de 1.432 pessoas envolvidas, gerando 11 ideias de impacto social, elaboradas exclusivamente pela juventude pelotense.
Notícias Relacionadas

XIV Jornada Jucisrs de Interiorização inicia na quarta (23), em Pelotas

Pelotas está habilitada para o Programa RS Qualificação Recomeçar

Jesue Fonseca assume a Secretaria de Desenvolvimento Empreendedorismo e Inovação

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas