Iniciativa do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, o prêmio foi entregue à médica epidemiologista Ana Maria Menezes. A prefeita Paula Mascarenhas recebeu a comitiva e homenageou a pelotense com uma placa em nome do Município

Município comemora projeção internacional de profissional da UFPel

Iniciativa do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, o prêmio foi entregue à médica epidemiologista Ana Maria Menezes. A prefeita Paula Mascarenhas recebeu a comitiva e homenageou a pelotense com uma placa em nome do Município
Por Marina Amaral 09-11-2021 | 16:24:16
Tags: consulado geral , estados unidos , prêmio , ana maria menezes
* Com colaboração de Tânia Magalhães

Nesta terça-feira (9), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu o cônsul-geral dos Estados Unidos da América em Porto Alegre, Shane Christensen, e a chefe da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado norte-americano, Sarah Borenstein, para entrega do prêmio Brazilian Women Making a Difference (Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença) de 2021 à médica epidemiologista e professora emérita da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), doutora Ana Maria Baptista Menezes, devido ao trabalho e contribuição na sua área de atuação. A entrega da distinção ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura.

Além da premiação, a pesquisadora pelotense também recebeu uma placa do Município, associada à homenagem do Consulado estadunidense, que foi entregue por Paula. A gestora frisou o quanto Pelotas se sente honrada por ter uma cidadã como a professora Ana Menezes, considerada um exemplo de inspiração, força e solidariedade, uma vez que sua pesquisa dentro da UFPel e do grupo Epicovid19-BR - primeiro, no Brasil, a estudar o curso do sars-cov-2 - contribuiu para o combate à pandemia. A importância da ciência, responsável por trazer luz em momentos difíceis, como esse da crise sanitária, e o trabalho realizado pelo Centro de Epidemiologia da Universidade também foram destacados. 

“A doutora Ana representa a cidade de Pelotas e é um orgulho vermos uma pelotense sendo reconhecida pelos Estados Unidos. Isso mostra como a nossa cidade é celeiro nas mais diversas áreas, mas, mais ainda, na ciência e na produção de conhecimento. Esse prêmio é, também, uma homenagem a todas as mulheres que, no período da pandemia da Covid-19, estiveram à frente e fizeram a diferença”, afirmou a chefe do Executivo municipal.
Foto: Gustavo Vara

O prêmio Brazilian Women Making a Difference, na visão da professora e pesquisadora homenageada, promove a igualdade de gênero. Ana Menezes agradeceu a distinção recebida e comentou sobre seu estudo sobre o coronavírus, inédito no Brasil por ser uma grande pesquisa sobre uma doença ainda, na época, desconhecida. “Agradeço ao grupo Epicovid19-BR por me deixar participar dessa caminhada. Tivemos coragem, trabalhamos muito e avançamos no conhecimento. Aqui, presto minha homenagem a todos que se dedicam a enfrentar essa pandemia. Ainda que ela esteja à espreita, estamos convictos que vamos vencê-la”, completou.

"A doutora Ana Maria Menezes representa inspiração para gaúchos, brasileiros e, também, para nós dos Estados Unidos. Ela representa, aqui, toda a comunidade científica, através da sua pesquisa, que contribuiu para o controle da pandemia. Nesse contexto, estamos honrados em homenageá-la”, defendeu Shane Christensen.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, a vice-reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva - representando a reitora Isabela Andrade -, e o pró-reitor de Pesquisa e Graduação da instituição federal, Flávio de Marco, o assessor especial de Relações Institucionais da Prefeitura de Pelotas, Henrique Pires, a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, e o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna.  

Mulheres brasileiras que fazem a diferença

O prêmio em questão foi instituído pela Embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil, em reconhecimento a mulheres que desenvolvem atuação marcante em diversas áreas e, consequentemente, se destacam com suas contribuições à humanidade. Sete foram premiadas. Dentre elas, a epidemiologista da UFPel recebeu a homenagem devido a dedicação, profissionalismo e avanços em pesquisa da Covid-19.

Ana Maria Baptista Menezes é autora de mais de 400 artigos publicados e integra a equipe Epicovid19-BR, primeiro estudo brasileiro que analisa e acompanha o desenvolvimento da pandemia no Brasil, sob coordenação da UFPel e apoio de mais 12 universidades e do governo gaúcho, com replicação em 12 cidades de todos os estados da federação. Anteriormente, seu trabalho na área de doenças pulmonares, em particular, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), contribuiu para a criação da legislação de antitabagismo.

Notícias Relacionadas

Projeto do Samu espalha conhecimentos sobre primeiros socorros

Projeto do Samu espalha conhecimentos sobre primeiros socorros

Vigilância Sanitária integra projeto de qualificação a nível nacional

Vigilância Sanitária integra projeto de qualificação a nível nacional

Conselho Local de Saúde Santa Terezinha está em fase de criação

Conselho Local de Saúde Santa Terezinha está em fase de criação

Pelotas confirma 55 casos de dengue neste ano

Pelotas confirma 55 casos de dengue neste ano