Haverá atividades durante todo o mês, com intuito de conscientizar a população quanto à importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e de colo do útero

Município organiza ações para o Outubro Rosa

Haverá atividades durante todo o mês, com intuito de conscientizar a população quanto à importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e de colo do útero
Por Marina Amaral 08-10-2021 | 16:02:02
Tags: outubro rosa, programação

No mês de conscientização para o controle do câncer de mama e de colo do útero, o Município articula uma série de ações estratégicas, com o objetivo de divulgar informações e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce da doença. A programação para o Outubro Rosa, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prevê diferentes atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de mutirões para realização de mamografias.

Dentre as atividades previstas, está a distribuição da Caderneta da Mulher Pelotense, laços de fita rosa e panfletos informativos nas UBSs, com orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, além de infecções sexualmente transmissíveis. Materiais educativos sobre a doença também serão divulgados de forma on-line. As Unidades estarão decoradas, durante o mês, com objetivo de chamar a atenção da população, assim como a recepção do prédio da SMS, na rua Lobo da Costa, 1.764, que contará com um painel.

Estão programadas, também, rodas de conversa com médicos, enfermeiros e demais profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), a fim de qualificá-los para a realização dos exames citopatológicos (procedimento de prevenção e rastreamento do câncer de colo do útero). 

Para a titular da SMS, Roberta Paganini, a prevenção contra essas doenças deve ser de maneira permanente, durante o ano inteiro. No entanto, os meses alusivos, como o Outubro Rosa, são importantes para lembrar e reforçar a ideia da prevenção. 

“Ações como essa são fundamentais para incentivar as mulheres à prevenção do câncer de mama e colo do útero e para que as pacientes possam dar os encaminhamentos necessários”, frisou Paganini.

Mutirão de mamografias

A Prefeitura, em parceria com hospitais da cidade, está promovendo mutirões para realização de mamografias. No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), serão feitos, por meio dessas ações, 75 exames no mês de outubro. Somados a esse número, estão contratados 700 exames pela rede pública de saúde. O Município possui uma demanda reprimida de 2.184 mamografias desde o início da pandemia.  

Programação nas UBSs

Ao longo do mês, cada Unidade Básica de Saúde terá sua programação específica, com diferentes ações articuladas. A diretora de Atenção Primária da SMS, Mariane Baltassare Laroque, explicou que as equipes foram estimuladas e incentivadas a realizar atividades próprias, de acordo com suas demandas e equipes. São 50 UBSs envolvidas.

Na UBS Fátima, por exemplo, os profissionais irão organizar uma sala de espera com orientações e prevenção, conforme detalhou a enfermeira Andréia Carvalho. O prédio foi decorado e cartazes informativos foram colocados. Além disso, folders serão distribuídos. A UBS Bom Jesus promove um aulão de zumba, às 14h de quarta-feira (27), no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Pelotas, à rua Félix Xavier da Cunha, 504. 

Na quarta-feira (20), ocorre o ‘Dia D’ na UBS Getúlio Vargas. Essa ação irá oferecer às mulheres que se deslocarem até lá orientações quanto aos direitos básicos femininos, além de serviços de beleza, com cabeleireira, e comida. De acordo com a assistente social e coordenadora da Unidade, Carmem Arduim, durante todo o mês, está sendo intensificada a coleta dos exames citopatológicos e mamografias, a fim de auxiliar a suprir a demanda reprimida do Município.

Notícias Relacionadas

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas apoia Enani 2024

Pelotas apoia Enani 2024

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata