
Paula abre 4ª Conferência Nacional da Educação 2022
A prefeita Paula Mascarenhas participou nesta quinta-feira (16), da mesa de abertura da etapa municipal da 4ª Conferência Nacional da Educação (Conae) 2022, organizada pelo Fórum Municipal de Educação. A palestra virtual abordou o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.
Imagem: reprodução da internet
Paula relacionou o tema proposto com reflexões, perspectivas e ações embasadas nas realizações e medidas adotadas pela gestão municipal para a educação. Depois de ressaltar a importância, necessidade e a responsabilidade de todos em se pensar, avaliar e discutir o assunto, especialmente pelo momento atual, com um longo período de pandemia, a prefeita disse que a administração de Pelotas tem buscado avanços na educação a partir de uma visão mais ampla e que tem contado com a dedicação e o envolvimento dos educadores e profissionais da área.
A gestora enfatizou os problemas impostos pela crise sanitária e as alternativas encontradas para recuperar as principais dificuldades, acentuadas pelo período em que a educação foi atingida, apesar de todo o esforço dos educadores para minimizar os impactos. Segundo a prefeita, a primeira percepção nesse retorno ao ensino presencial é a disparidade de conhecimento ocasionada pelas desigualdades sociais, entre os que tiveram maior acesso às tecnologias e os que não tiveram.
"Para essa recuperação da educação precisaremos de importantes diagnósticos para entender efetivamente onde estamos, verificar o atual panorama, seja ele bom ou ruim, mas que nos dê o cenário sobre o qual vamos nos debruçar e construir o futuro da nossa educação. Em um segundo momento precisaremos de um trabalho muito grande de customização dessa recuperação do conhecimentos dos alunos, diante das diferentes realidades, além de olhar aluno por aluno nessa reintegração ao processo de ensino-aprendizagem, o que entendo que será bastante trabalhoso, mas não vejo outro caminho", projetou Paula.
A chefe do Executivo também destacou como outro grande desafio o combate à evasão escolar, com a busca dos estudantes que nesse período ficaram pelo caminho, a partir da união de esforços e da articulação de estratégias. "Nós não podemos nos conformar com nenhum aluno perdido, ainda que tenham voltado 99%, mas esse 1% que não retornou representa um enorme problema e precisamos buscá-los. Estar sentado em um banco escolar significa ter um futuro melhor, uma vida de paz, produtiva, de construção de família, de relações sociais e realizações, e não ter isso é estar sujeito a uma cidade de exclusão, violência e dificuldades", analisou, informando que para isso o Município já tem atuado através do trabalho conjunto das secretarias da área social - Saúde, Educação e Assistência Social -, na identificação das crianças e jovens que estão fora da escola. Outro ponto mencionado por Paula são as ações realizadas pelos projetos de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, que promove o resgate de inúmeros estudantes à vida escolar.
A prefeita também ressaltou as questões de acessibilidade que ganharam espaço e concretização na rede municipal, a partir das recentes requalificações, ampliações e reformas das escolas de educação infantil da cidade, transformando o ambiente, onde ocorre o primeiro contato da criança com a escola, em um espaço mais qualificado.
Por fim, Paula detalhou o projeto da Rede Urban 95, que a Administração Pública trouxe para Pelotas, com foco em uma paisagem urbana que seja acolhedora para as crianças. Essas ações estão em discussão e planejamento para novos investimentos em tecnologias, qualidade da educação, formação e valorização dos professores, além da perspectiva de retomada do turno integral para cinco escolas do Município em 2022 - duas na zona rural e três na urbana.
Imagens: reprodução da internet
Também participaram da abertura da 4ª Conferência Nacional da Educação representantes da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), das universidade Católica (UCPel) e Federal (UFPel) de Pelotas e do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), além da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed).
A Conae 2022
A 4ª Conferência Nacional da Educação busca canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os poderes Executivo e Legislativo, propostas para a definição e implementação de políticas públicas de educação. Para esta edição, o evento trouxe os seguintes objetivos: avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.
Notícias Relacionadas

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado