
Paula acompanha abertura da 15ª Conferência de Assistência Social
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na noite de quinta-feira (20), da abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pelo Município, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS). A edição deste ano tem como tema Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos, e realizou-se até a sexta-feira (21) no auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Fotos: Michel Corvello
Além de uma apresentação cultural e aprovação do regimento interno da Conferência, o primeiro dia contou com a palestra Reconstruindo o Suas, com a assistente social Bárbara Domingues, para tratar sobre a reforma do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Na visão da gestora municipal, o encontro é uma oportunidade para se reunir e debater após o período pandêmico.
“Em Pelotas, em nenhum momento faltou alguém para acolher um ser humano que precisava de ajuda. Estávamos lá com nossos centros de assistência social e nossos abrigos sempre abertos, com os servidores à disposição. Por isso, essa Conferência é uma chance para a gente se encontrar, olhar para o passado recente, buscar forças nas perdas e, também, nas vitórias”, afirmou Paula.
Nesta sexta-feira, o titular da Secretaria de Assistência Social, Tiago Bündchen, apresentou a política de assistência social de Pelotas. Também houve participação social e apresentação dos cinco eixos norteadores da Conferência, além de mesa com os usuários da política municipal, de acordo com seus territórios de moradia.
Os participantes escolheram as prioridades a serem encaminhadas às instâncias municipal, estadual e federal e elegeram os delegados para a etapa estadual da Conferência.
Participaram da cerimônia de abertura o secretário Tiago Bündchen, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) representando a Câmara Municipal, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Raquel Nebel, a coordenadora do curso de Serviço Social da UCPel, Mara Medeiros, e as representantes dos trabalhadores e dos usuários do Suas, Iumara Moreira e Luana Machados de Campos respectivamente.