Iniciativa visa atender a população com serviços do Estado de forma simplificada e centralizada

Paula acompanha inauguração da Unidade Tudo Fácil de Pelotas

Iniciativa visa atender a população com serviços do Estado de forma simplificada e centralizada
Por João Pedro Macedo 26-10-2023 | 21:02:07
Tags: Tudo Fácil, governador, Pop Center, inauguração

Prefeita destacou a importância da iniciativa para o atendimento rápido e ágil da população. Fotos: Gustavo Vara

Na tarde desta quinta-feira (26), no Pop Center, a prefeita Paula Mascarenhas e o governador do Estado, Eduardo Leite, participaram da cerimônia de abertura da unidade Tudo Fácil Cidadão, que estabelece a prestação de diversos serviços de forma centralizada e presencial. Com cerca de 90 serviços podendo ser oferecidos presencialmente, o programa tem como propósito, concentrar as principais demandas do Estado, solicitadas pelo cidadão, em um único endereço.

“O Pop Center tem uma história conosco, é um espaço simbólico que vimos nascer, entre 2012 e 2013, e foi uma mudança cultural realizada de forma participativa em prol do desenvolvimento do local. Com muito diálogo, enfrentamos as dificuldades trazidas pela pandemia e, logo após o processo de recuperação, o governo do Estado nos contatou para discutir sobre a instalação do Tudo Fácil em Pelotas, assim como sua ampliação no interior do Estado. A iniciativa é importante para a população que precisa desses serviços e não pode se deslocar ao centro do Estado para completá-los. Com a inauguração, o Pop Center também será beneficiado, com o movimento e estímulo do comércio dos nossos permissionários. O espaço ficou maravilhoso e, com toda certeza, cumprirá seu compromisso com o cidadão.” afirma a prefeita.

O local deve realizar cerca de cinco mil atendimentos por mês e, além dos serviços presenciais, os cidadãos também serão orientados sobre como utilizar os serviços on-line do Estado, que são mais de 730, tornando o Rio Grande do Sul a unidade mais digital em serviços no Brasil. A média de satisfação do Tudo Fácil está acima dos 90% e com espera e atendimento em torno de 15 minutos.

Para o governador Eduardo Leite, a ampliação dos serviços aos municípios é essencial para a população gaúcha, que merece atendimento fácil e de qualidade. “Costumo dizer que o Estado acaba sendo eficiente na hora de cobrar impostos, mas, na hora de devolver os serviços, não tem a mesma eficiência. Se pagar imposto é uma coisa que nunca vai ser simpática, no mínimo, tem que ser fácil. Nós, como máquina pública, devemos trabalhar de forma integrada e coordenada para oferecer de modo facilitado os serviços ao cidadão, tanto é que, há 25 anos, existe o Tudo Fácil. Porém, na maior parte do tempo, com unidade apenas em Porto Alegre. Por isso, determinamos levar esse programa para todas as regiões do Rio Grande.” 

Além de Pelotas, a iniciativa do Governo do Estado também está localizada em Lajeado, Passo Fundo, Caxias do Sul e Rio Grande, com a sequência da ampliação sendo planejada nas regiões Central e Fronteira Oeste.

Após a cerimônia, foi realizada visita às instalações do Tudo Fácil, quando o governador aproveitou para ser o primeiro demandante de serviço da unidade, solicitando nova carteira de identidade. 

Também estavam no evento o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig, a secretária estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e o presidente da Câmara de Vereadores, César Brisolara (PSB). 

A Unidade de Pelotas Tudo Fácil teve investimento de R$ 714 mil do Estado, e atenderá a população de Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Turuçu, além de Pelotas. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, e, aos sábados, das 9 às 13h, sem fechar ao meio-dia.

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