
Paula participa de homenagem a Aldyr Garcia Schlee
Prefeita destacou a importância da obra de Schlee para a cultura do Rio Grande do Sul e seu vínculo com Pelotas - Fotos: Michel Corvello
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na noite de terça-feira (21), das homenagens ao escritor Aldyr Garcia Schlee. A atividade realizada no Instituto João Simões Lopes Neto celebrou a vida e a trajetória profissional do escritor nascido em Jaguarão. Apesar de ser natural da fronteira, Schlee morou em Pelotas e deixou grandes contribuições à cultura local.
“Onde eu mais encontrava o Schlee era caminhando na praça Coronel Pedro Osório. Ele era um homem de Pelotas, dos cantos, das ruas da nossa cidade. É extremamente honroso para Pelotas e para os pelotenses poder dizer que somos conterrâneos do Schlee”, destacou Paula.
Quem foi Aldyr Schlee
Nascido em Jaguarão (RS) em 22 de novembro de 1934, Aldyr Garcia Schlee foi escritor, jornalista, desenhista, tradutor e professor universitário que escolheu a cidade de Pelotas para morar.
Entre seus feitos, estão a fundação da Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a conquista do prêmio Esso de Jornalismo, em 1963, com reportagem publicada no Diário Popular sobre o xisto betuminoso (rocha a partir da qual é possível produzir petróleo de xisto) no Rio Grande do Sul, e do Prêmio Açorianos de Literatura. Em 1953, venceu o concurso do jornal carioca Correio da Manhã que escolheu o novo uniforme da Seleção Brasileira, com a camisa amarela usada até hoje. Também foi professor de Direito Internacional na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).