
Paula visita Emef Santa Terezinha e prestigia ações da SQA
A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta quinta-feira (5), do encerramento do programa Ciclo Verde na microrregião da Santa Terezinha. A ação tem a finalidade de identificar as espécies de vegetação dos bairros, realizar o manejo com podas e supressões, e plantar árvores frutíferas nativas da região. Além de participar e acompanhar o plantio, Paula visitou a Escola de Ensino Fundamental (Emef) Santa Terezinha, que também recebeu uma ação em alusão ao dia mundial dos animais, com a presença de animais domésticos e silvestres para conscientizar turmas do 1º ao 7º ano, sobre o bem-estar animal, guarda responsável e tráfico de animais.
Paula e o vice-prefeito visitam escola Santa Teresinha para encerramento da etapa do Ciclo Verde. Fotos: Rodrigo Chagas
Durante as ações, a prefeita pode falar com as crianças da escola e salientar a importância do cuidado ao meio ambiente. “Hoje, pudemos aprender a importância do cuidado e da proteção em relação aos animais, que não devemos maltratar nenhum ser vivo. Também pudemos realizar o plantio de árvores, tanto aqui na escola, quanto na frente dela, o que não tínhamos conseguido fazer no dia da árvore, em setembro, em razão das chuvas. Essas ações foram feitas para vocês nos ajudarem a cuidar da cidade e do meio ambiente. O planeta Terra tem pedido ajuda e devemos atendê-lo”, disse.
O secretário Eduardo Schaefer destacou a importância do incentivo à arborização urbana e o programa Ciclo Verde. “Tradicionalmente, sempre realizamos, durante os encerramentos do Ciclo Verde, uma prática com a comunidade. Dessa vez, trabalhamos de forma educacional com os alunos da Emef Santa Terezinha, difundindo informação sobre arborização urbana e cuidado animal, assim conseguimos ampliar o tema da educação ambiental nos núcleos familiares e comunidades.”
A diretora da Emef Santa Terezinha, Roberta Rodrigues, ressaltou como a ação pode ser fundamental no repasse de informação entre os alunos e comunidade. “A gente sempre trabalha com os alunos sobre esses temas, mas a importância de ter ao vivo, os animais, e o SQA estar aqui junto com as crianças na prática da ação, é uma coisa que eles vão levar para casa e vai atingir os familiares e quem estiver próximo. Isso tem extrema importância para eles e é ótimo para a escola.”
Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA), a próxima região a ser atendida pelo Ciclo Verde é o bairro Arco Íris. Nos últimos 30 dias, já foram plantadas em torno de 700 mudas de árvores na região urbana de Pelotas, dentre as espécies, destacam-se ipê-roxo, ipê-amarelo, araçá e cedro.
Além das ações, a prefeita Paula anunciou que o Município está aderindo a uma campanha de doação de livros para os municípios do Vale do Taquari atingidos pelas fortes chuvas e enchentes do mês de setembro, como a cidade de Muçum e Roca Sales. A Prefeitura e as secretarias municipais são pontos de coleta para arrecadação.