
Pelotas recebe curso de auriculoterapia do Ministério da Saúde
Setenta pessoas de diversas cidades da região participam, na quinta-feira (4), em Pelotas, do curso de Formação em Auriculoterapia para Profissionais de Saúde da Atenção Básica. O evento é oferecido pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Prefeitura de Pelotas como sede em nível regional. Mais de 30 profissionais da rede pública de saúde do Município estão participando, entre trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde e universidades.
Profissionais da saúde em formação no curso de auriculoterapia. Fotos: Divulgação
A promoção é da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS)/DAB/SAS, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina. As edições do curso são realizadas em diferentes estados do país, com a etapa presencial ocorrendo em municípios polos regionais.
A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha, geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele. É associada à medicina tradicional chinesa, mas, nas últimas décadas, também cumularam conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo.
Na Atenção Básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de saúde da família. A técnica pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.
O curso é dividido em duas etapas: uma a distância (EAD), com carga horária de 75 horas, constituída de cinco módulos sequenciais; a outra é presencial, com carga de cinco horas, realizada após a finalização da EAD.