Além do fechamento de atividades não essenciais, no próximo fim de semana, a Prefeitura irá retomar a suspensão da gratuidade para idosos no transporte coletivo

Pelotas terá mais um fim de semana de lockdown

Além do fechamento de atividades não essenciais, no próximo fim de semana, a Prefeitura irá retomar a suspensão da gratuidade para idosos no transporte coletivo
Por Autor desconhecido 09-03-2021 | 17:32:57
Tags: Lockdown , coronavírus , fim de semana , pandemia , suspensão , fechamento , atividades , passagem , idosos , restaurantes , pegue-leve

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, durante transmissão nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (9), mais um fim de semana de fechamento das atividades não essenciais em Pelotas. O Município reeditará as regras determinadas na semana passada, das 20h da sexta-feira (12) até as 5h de segunda-feira (15). Além do lockdown, o Município suspenderá a gratuidade da passagem para os idosos no transporte coletivo, como ocorreu em 2020, durante horário determinado.

Paula lamentou as 11 mortes ocorridas nos últimos dois dias e explicou que a decisão de fechar, pelo segundo fim de semana consecutivo, as atividades não essenciais, é uma tentativa de controlar a progressão da pandemia no Município. As restrições do fim de semana passado estão mantidas, mas com duas alterações – a antecipação do início do lockdown para as 20h de sexta-feira, e a permissão aos restaurantes e similares para funcionarem em regime de tele-entrega e pegue-leve. 

"Estamos avisando a nossa decisão hoje, terça-feira. Então, há tempo para que as pessoas se preparem - aquelas que têm que fazer compras, comprar alimentos, para evitar aglomerações", frisou Paula.

A reedição das regras do fechamento dos serviços não essenciais no fim de semana será publicada em novo Decreto Municipal nos próximos dias.

Suspensão da gratuidade

A retirada da gratuidade da passagem de ônibus dos idosos foi outra ação anunciada pela prefeita. Trata-se, ainda, da faixa etária com maior número de óbitos, apesar dos jovens estarem despontando entre os infectados. A suspensão passa a valer partir das 17h da sexta-feira e será válida sempre, das 17h às 9h. 

"Vamos desestimular que essas pessoas andem de ônibus, entre as 17h e 9h, como forma de prevenção. Entendam como uma medida de preocupação, de estímulo para que fiquem em casa. É um gesto de carinho", disse Paula, ao aproveitar para pedir a colaboração de todos durante o lockdown, principalmente com a não realização de festas como ocorreu no fim de semana anterior.

Vacinação continua

Ainda durante a live, a prefeita atualizou a população sobre a vacinação contra Covid-19. Nesta semana, a imunização está destinada aos profissionais de saúde com mais de 60 anos e a idosos com mais de 85 anos que estão recebendo a segunda dose da CoronaVac. A chefe do Executivo ainda garantiu a realização de drive-thru no sábado (13), para aplicação da segunda dose nos idosos com mais de 83 anos. 

Sobre a participação no consórcio de municípios, constituído pela Frente Nacional dos Prefeitos, para compra da vacina, a gestora municipal disse que irá encaminhar, à Câmara de Vereadores, projeto de lei para autorizar a participação de Pelotas nessa ação. O Município também está incluído em iniciativa semelhante, realizada pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Paula ainda salientou que a organização para a possível aquisição de imunizantes contra Covid-19 é uma precaução e que espera receber mais doses da vacina do governo federal, como está previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

Ubai Navegantes terá alteração de horário

Ubai Navegantes terá alteração de horário