
Setembro não apresenta casos novos de dengue
O quadro demostrativo do controle da dengue em Pelotas não apresenta alterações neste mês. Os 52 casos confirmados neste ano, até a última semana de agosto, continuam oficiais, segundo boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (12), às 9h16min. Treze casos estão em investigação e 422 já foram descartados mediante teste. Não há hospitalizados, nem óbitos registrados pela doença.
Embora os números de Pelotas se mantenham aquém de muitos municípios gaúchos de porte semelhante, a Secretaria Municipal de Saúde continua mobilizada para evitar novas contaminações. Seguem as atividades presenciais dos agentes de endemias em várias áreas da cidade e o apelo para que a população colabore, eliminando de seus pátios, jardins, áreas ou dependências residenciais qualquer objeto ou ambiente que conserve água parada, onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti põe os ovos.
A dengue não apresenta, com raras exceções, outro meio de contaminação que não seja via picada do mosquito transmissor do vírus. Por isso, a eliminação de locais-potenciais à formação de focos é prevenção determinante para controle da população de insetos. A forma mais recomendada é eliminar água parada em locais ou recipientes sem tampa.
A Vigilância em Saúde da SMS alerta que o mês de setembro registra ocorrências de chuvas e temperaturas mais amenas. Pratinhos de vasos de plantas ao ar livre devem conter areia ou ser eliminados, para que não se tornem ambientes propícios à postura de ovos pela fêmea do mosquito. A cada instabilidade, é importante o morador verificar seu pátio ou jardim, para certificar-se que não ficou água acumulada em algum recipiente.