Evento reuniu dez equipes e 200 atletas de 14 a 17 anos. Todos receberam a doação de um par de tênis

Prefeita acompanha jogos da Taça das Favelas

Evento reuniu dez equipes e 200 atletas de 14 a 17 anos. Todos receberam a doação de um par de tênis
Por Marina Amaral 07-08-2023 | 17:04:54
Tags: taça das favelas, esporte

A prefeita Paula Mascarenhas entregou a premiação da etapa de Pelotas da Taça das Favelas, aos jogadores do Mulekada FC, no início da noite de domingo (6) no Estádio Bento Freitas. Os vice-campeões do time Promovendo o Futuro também receberam as medalhas e troféu, após participar do evento que reuniu dez equipes e 200 atletas de 14 a 17 anos. Essa foi a primeira edição da competição no Rio Grande do Sul, realizada pela Central Única das Favelas (Cufa), com financiamento do governo do Estado e apoio da Prefeitura.

Fotos: Rodrigo Chagas

A 1ª Taça das Favelas do Rio Grande do Sul reuniu 200 jovens na competição de futebol, entre favelas e periferias, que é considerada a maior do mundo. Meninos formaram a totalidade de inscritos e todos ganharam um par de tênis, por meio da parceria firmada pelo Município com o projeto Doe Gols do SporTV, que promove doações inclusivas pelo esporte. Alguns dos jogadores chegaram com calçados que não eram adequados para a prática esportiva e puderam utilizar o tênis novo para jogar e também o levar para casa. 

“Esse é um momento de oportunidade, inclusão e estímulo, porque muitos dos jovens que estão aqui nunca tinham colocado o pé em um gramado como esse. Por isso, o esporte é uma grande ferramenta de inclusão e vamos seguir, juntos, trabalhando cada vez mais pelos nossos jovens”, declarou a gestora municipal.

De acordo com o coordenador do Doe Gols, Anderson Nunes, a cada edição são doados cerca de 3,5 mil pares de tênis a instituições, e o objetivo é que, até o final de 2024, sejam doados 100 mil pares. Para a 1ª Taça das Favelas RS, foram 200 calçados arrecadados e o projeto foi apoiado pelas empresas Aquarela Tintas, Discal Materiais de Construção, Terraplenagem Monteiro & Rocha, Hercílio Calçados e Brascon. A iniciativa existe há cinco anos. 

200 tênis foram doados por meio da parceria entre Prefeitura e o Doe Gols. Fotos: Rodrigo Chagas

Conforme levantamento da Assessoria Especial do Esporte, Pelotas esteve representada no torneio por oito times do Navegantes, Dunas, vilas Castilho e Hilda, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Três Vendas e Balneário dos Prazeres. Para o assessor especial do Esporte, Carlos Júnior, “Foi um momento muito importante e gratificante para a cidade receber, pela primeira vez, a Taça das Favelas. Esperamos que seja a primeira de muitas edições que tenhamos em nosso município”. 

Também acompanharam o evento a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o secretário executivo do programa RS Seguro, delegado Antônio Carlos Pacheco Padilha, e a secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do RS, Lisiane Lemos. 

Integração e mobilização entre comunidades

A Taça das Favelas existe há dez anos no Brasil e é realizada pela Central Única das Favelas. O coordenador da Cufa em Pelotas, Sandro Mesquita, explicou que, neste primeiro ano que a competição é realizada no Rio Grande do Sul, já conseguiu trazer para a cidade, o que é considerado muito significativo, já que o esporte é tido como instrumento de transformação social. “O futebol está relacionado diretamente com a vida das pessoas que vivem nas comunidades e territórios vulneráveis. Por isso, é importante participar desse evento e criar essa vitrine para os jovens que sonham com um futuro dentro desse esporte”, disse. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Além disso, segundo Mesquita, a integração, interatividade e mobilização entre pessoas de diferentes comunidades é fundamental, bem como o resgate do futebol de várzea, que movimentava a economia nas periferias. Esse conjunto de fatores faz com que seja importante trabalhar para que atividades como a Taça das Favelas aconteçam durante todo o ano em Pelotas, que é sede da Cufa desde 2006. 

Próximas etapas da competição

O Mulekada FC vai encontrar o time campeão da etapa de Rio Grande para disputar as oitavas de final em outubro. A final será em novembro, com a formação da seleção gaúcha que irá representar o Estado no torneio nacional. Outras 24 cidades participam da competição: Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Viamão, Montenegro e Frederico Westphalen.

Notícias Relacionadas

Fatilab é lançado em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

Videoconferência tira dúvidas sobre a Prova Nacional Docente

Videoconferência tira dúvidas sobre a Prova Nacional Docente

Estudantes da EJA Municipal concluem curso de capacitação profissional

Estudantes da EJA Municipal concluem curso de capacitação profissional

Inscrições para a PND iniciaram nesta segunda-feira

Inscrições para a PND iniciaram nesta segunda-feira