
Prefeita acompanha último drive de primeira dose
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta quinta-feira (26), mais um drive-thru simbólico de vacinação na cidade. A centésima terceira ação, na qual o público busca a imunização utilizando veículos, foi destinada aos jovens de 18 anos ou mais e marcou o último drive-thru para adultos de aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus em Pelotas. Também houve aplicações nos bairros com a segunda dose para mais 809 pessoas .
Prefeita visitou o último drive de 1ª dose. Fotos: Gustavo Vara.
Ao chegar no Centro de Eventos, Paula caminhou por todas as filas organizadas para atender o público e conversou com os voluntários e com quem compareceu para receber a primeira dose da vacina, ressaltando a importância da proteção. “A vacina é a porta da liberdade. Mas, claro, liberdade com cuidados. O uso da máscara nós não vamos abandonar tão cedo. Ela nos traz proteção e a vacina é fundamental”, completou.
Vacinados nesta quinta-feira
Ao longo do dia, no drive-thru, foram imunizados 1.145 jovens de 18 anos ou mais. Nos sete pontos espalhados pelos bairros, 809 pessoas do grupo de gestantes e puérperas, deficientes sem BPC, e aqueles que receberam a primeira dose da Pfizer, nos dias 25 e 26 de maio, concluíram a imunização com a segunda dose.
Programação para os próximos dias
Drive-thru – Centro de Eventos – das 9 às 17h
Sexta-feira (27) - 2ª dose para profissionais da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental - professores, professores especializados, auxiliares de Educação Infantil e monitores que receberam 1ª dose no dia 28 de maio
Terça-feira (31) - 2ª dose para profissionais da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, trabalhadores do setor de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo que receberam a 1ª dose em 31 de maio
Bairros – das 10h às 15h
- Sexta-feira (27) - 2ª dose para pessoas com deficiência permanente sem BPC, que fizeram a primeira dose da Pfizer no dia 27 de maio e para outros que tomaram a primeira dose da Pfizer naquela data.
- Sábado (28) - 1ª dose para pessoas com 19 anos ou mais.
- Segunda-feira (30) – 2ª dose para pessoas com 30 anos ou mais que receberam a 1ª dose de Coronavac no dia 28/07 - e outros que tenham recebido a 1ª dose de Coronavac nesta data
- Terça-feira (31) - 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais.
Endereços dos pontos de vacinação nos bairros
- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
- Colégio Pelotense – Auditório do Colégio, na avenida Bento Gonçalves – Centro
- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata
Veja os documentos necessários
Para a 1ª dose
- Documento de Identidade;
- comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário; e
- Cartão SUS ou CPF.
Para a 2ª dose
- Documento de identidade
- Carteira de Vacinação, para comprovar a 1ª dose
Para agilizar o processo de imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza, no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.
SMS alerta
A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.
Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.