Giro pelo Rio Grande trouxe a Pelotas o cientista político Fernando Schuler e o economista Marcelo Portugal

Prefeita e vice prestigiam palestra da Fecomércio

Giro pelo Rio Grande trouxe a Pelotas o cientista político Fernando Schuler e o economista Marcelo Portugal
Por César Soares 02-08-2023 | 14:27:01
Tags: Palestra, Fecomércio, Giro pelo Rio Grande, parceria, Sesc Senac

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz acompanharam o evento Giro pelo Rio Grande, Brasil 2023: para onde estamos indo? promovido pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). A palestra também reuniu secretários municipais e representantes de diferentes setores e entidades de classe na noite de terça-feira (1º) no auditório do Sicredi.

Palestra Giro Pelo Rio Grande da Fecomércio. Fotos: Rodrigo Chagas

Na abertura do evento, a chefe do Executivo ressaltou a relevância das grandes conquistas de Pelotas por meio da colaboração conjunta entre o Município e o sistema Fecomércio, algumas recentes, como a revitalização do prédio da antiga Secretaria de Finanças, com a futura instalação da escola de Gastronomia do Senac, além de outras, já tradicionais e consolidadas, como o Festival Internacional Sesc de Música. A gestora agradeceu as entidades e reafirmou a necessidade de se manter cada vez mais forte essa parceria. 

Mediados pelo presidente do sistema Fecomércio Sesc/Senac no Estado, Luiz Carlos Bohn, e pelo gerente de Relações Governamentais da entidade, Lucas Schifino, os painelistas convidados Fernando Schuler e Marcelo Portugal fizeram uma abordagem do atual cenário político-econômico do país e prospectaram os desafios para os próximos anos.

O economista Marcelo Portugal trouxe ponderações e questionamento acerca da reforma tributária posta e em discussão, observando tópicos que precisam ser avaliados. Também apresentou aspectos que julga positivos, como o imposto incidindo sobre o consumidor final e isenções sobre exportações, além de negativos, como o possível aumento da carga tributária e as exceções sobre a alíquota-padrão que será proposta pelo novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) que reunirá diferentes tributos das três esferas administrativas.

Em seguida, o cientista político Fernando Schuler discorreu sobre a revolução tecnológica, a amplitude do poder de fala e opinião dos indivíduos e os impactos dessa transformação no ambiente político. Também apresentou considerações sobre o ciclo de reformas, o déficit orçamentário do país para 2023, os reflexos da expansão da máquina pública, da expansão fiscal e os recentes benefícios do setor. Encerrou questionando e comparando o tamanho da máquina pública brasileira, em relação a de outros países, ao apresentar os percentuais sobre o PIB, correspondentes a setores como o judiciário (1,4%), um dos mais caros, segundo ele, e funcionalismo (13,2%).

“Um momento muito importante e oportuno, que trouxe elementos fundamentais de análise da realidade atual brasileira, tanto do ponto de vista econômico-financeiro, quanto da política, das reformas e das perspectivas. Duas visões muito profundas, claras e questionadoras, nesse momento complexo que vivemos, e um público expressivo, bastante representativo. Agradecemos a Fecomércio por nos propiciar esse encontro de reflexão sobre a realidade brasileira”, avaliou Paula.

Notícias Relacionadas

Fatilab é lançado em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

Fatilab será lançado em Pelotas

Fatilab será lançado em Pelotas

Daniela recebe deputado estadual Matheus Gomes

Daniela recebe deputado estadual Matheus Gomes

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas