Cinco estudantes da rede municipal receberam menções honrosas na competição nacional de Matemática

Prefeita entrega certificados para alunos premiados na Obmep

Cinco estudantes da rede municipal receberam menções honrosas na competição nacional de Matemática
Por Álvaro Guimarães 12-07-2023 | 16:32:09
Tags: matemática, Obmep, certificado, prefeita, Khan Academy

Fotos Michel Corvello

A prefeita Paula Mascarenhas entregou, nesta quarta-feira (12), os certificados das menções honrosas conquistadas por cinco estudantes da rede municipal na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizada em 2022. O grupo é formado por Mayara Sias Pereira e Luís Henrique Zaffalon Scheunemann da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João da Silva Silveira, Olivia Bulow dos Santos da Emef Garibaldi, e Alice Madruga Pestana e Isadora Ulguin Vieira do Colégio Municipal Pelotense.

“Ver essa juventude entusiasmada com o conhecimento, querendo se desafiar para aprender cada vez mais, nos deixa muito felizes. A gente quer que sejam motivadores e exemplos para os colegas, não apenas de suas escolas, mas de toda a rede, pois a Matemática abre o nosso pensamento. Quem tem facilidade de entender a lógica matemática consegue entender muitas outras lógicas da vida, mais facilmente, e compreender muitos desafios que a vida cotidiana vai trazer. Ter um raciocínio lógico nos auxilia a aprender mais de outras áreas. Por isso, quem se destaca em Matemática está um passo à frente”, disse Paula.

A prefeita destacou, ainda, o papel fundamental desempenhado pelos professores na construção de ambientes inspiradores para os alunos.

 “O que faz com que um aluno queira participar de uma olímpiada de Matemática é alguma coisa além do conhecimento. Há algo de desafio, de inspiração, que só os bons professores despertam nos alunos. Nesse interesse e prazer de seguir além, os professores têm muita reponsabilidade e participação nesse processo”, disse.

A plataforma digital de ensino de Matemática, Khan Academy, adotada pela rede municipal desde 2014 e que, atualmente, atende aproximadamente quatro mil estudantes, foi apontada por Paula como uma grande ferramenta à disposição dos professores para qualificar e reforçar o ensino da disciplina nas escolas. Todos os alunos premiados na Obmep trabalham ou trabalharam com a plataforma em suas escolas.

Obmep surge como oportunidade de ampliar conhecimentos

Para a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, a Obmep aparece como uma oportunidade de as escolas buscarem a ampliação do ensino da Matemática. “A rede acolheu a Olimpíada de Matemática e assume o evento como um momento muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Então, buscamos com que os conteúdos sejam de fato ampliados e esses estudantes tenham, com base na Matemática, possibilidade de se desenvolver muito mais, pois transformar conteúdo em vida e mudar a vida das pessoas é papel da escola”, afirmou. 

Para as estudantes Alice Madruga Pestana de 12 anos e Isadora Ulguin Vieira de 16 anos, alunas do Colégio Municipal Pelotense, a participação no concurso e a premiação garantiram a certeza que vale a pena se dedicar a aprender Matemática.

“A professora me incentivou a participar para adquirir mais conhecimento e acabei passando para a segunda fase e ganhando uma menção honrosa. Isso ajudou a abrir minha cabeça para coisas novas, como o aprendizado de Lógica, e me faz querer participar da próxima edição”, conta Alice. 

Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Isadora, já vê a Matemática como a ciência que vai acompanhá-la pelo resto da vida. “Matemática sempre foi minha matéria favorita e participar da Obmep me incentiva a querer evoluir cada vez mais. Depois do colégio, irei escolher um curso da área das Ciências Exatas na faculdade e a Matemática vai continuar na minha vida.”

Notícias Relacionadas

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

Videoconferência tira dúvidas sobre a Prova Nacional Docente

Videoconferência tira dúvidas sobre a Prova Nacional Docente