
Prefeita Paula encaminha LDO à Câmara de Vereadores

Prefeita assina projeto da LDO durante reunião com o secretário de Governo, Fábio Machado. Foto: Rodrigo Chagas
A prefeita Paula Mascarenhas, assinou nesta sexta-feira (29), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 para encaminhamento à Câmara dos Vereadores. O documento orienta a elaboração do orçamento anual do próximo ano, e será enviado à Câmara a fim de determinar as metas e prioridades do Município no ano que vem. Para o exercício de 2024, é projetado um déficit de R$ 282 milhões.
Como meio de combate ao déficit, a gestora do município planeja cortar custos e criar meios que aumentem a receita do Município. “Com todos nossos esforços para conter os gastos, nós tivemos um déficit previsto de R$ 282 milhões. Vamos combater isso, aumentando as receitas e seguindo um regime severo de contenção de gastos, na busca pela melhoria das receitas através dos nossos serviços.” afirma.
Parte desse prejuízo é consequência da queda de receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que penaliza Pelotas, já impactada pelos investimentos pós-pandemia, e atualmente, vive uma crise climática de chuvas e enchentes. Segundo a prefeita Paula, a transparência do documento é peça essencial na busca pela melhora financeira do Município. “Nós vamos buscar alternativas, porém achamos necessário manter a transparência e não utilizar artifícios contábeis para esconder esse déficit, trabalhando em conjunto com a Câmara de Vereadores e a sociedade, como fazemos desde sempre.” diz.