
Prefeitura adquire nova motolância para o Samu
A Prefeitura de Pelotas comprou, com recursos próprios, no final de 2020, uma nova motolância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Pelotas. A Honda XRE 300, ano 2020/2021, custou cerca de R$ 32 mil porque já veio transformada para a função, com equipamentos de segurança, sirene e sinal luminoso. As motolâncias realizam, em média, 30 atendimentos mensais e são importantes para casos de acidentes de trânsito com feridos, devido à agilidade para deslocamento, conseguindo chegar mais rápido ao local.
Moto desloca-se com agilidade - Fotos: Divulgação/Samu.
O veículo novo, que irá substituir outra moto de 2008, bastante desgastada, está no estacionamento do Samu, desde o final de fevereiro. Já passou por vistoria e trâmites de seguro e aguarda o licenciamento do Detran para o emplacamento e entrar em operação.
O Samu Regional de Pelotas conta duas motolâncias em sua frota, que atuam em casos de emergência ou como apoio a outra ambulância.
“A compra faz parte do processo de renovação da frota do governo municipal, que começou em 2018. Desde então, foram adquiridas novas ambulâncias e há previsão que a outra moto também seja trocada no futuro”, explica o coordenador do Samu, o enfermeiro Gelson Dutra.