
Prefeitura apoia projeto de iniciação no tênis para crianças
Na tarde desta quarta-feira (19), a prefeita Paula Mascarenhas participou de uma reunião virtual com representantes do Instituto Unimed, local e estadual, que buscava apoio da Prefeitura de Pelotas em um projeto de iniciação esportiva na modalidade tênis, que deve beneficiar 96 estudantes, de 8 a 12 anos, da rede municipal de ensino. Paula confirmou o apoio ao projeto “que dialoga perfeitamente com o que a gente acredita e tem desenvolvido com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed)”.
A prefeita agradeceu à Unimed pela parceria e parabenizou a instituição pela iniciativa que vai ajudar crianças em situação de vulnerabilidade social. Paula disse que o maior problema é o contraturno escolar, uma vez que, no turno em que não estão na escola e, em geral não têm atividades para ocupá-las, as crianças se tornam presas fáceis de organizações criminosas.
“Por isso, o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social. Arte, cultura e esporte são muito importantes para estimular os talentos destes pequenos estudantes, além da questão da saúde e da prevenção à violência, em concordância com o que buscamos com o Pacto Pelotas pela Paz”, destacou, lembrando outros projetos em andamento, nas modalidades de remo, dança e taekwondo.
O projeto de iniciação ao tênis para crianças será inscrito na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte até o final deste mês e, se aprovado, partirá para a captação de recursos. A Unimed precisará de mais dois parceiros para viabilizar o projeto, orçado em R$ 300 mil – recursos do ICMS, e disponibilizará eventuais atendimentos de saúde aos atletas envolvidos.

Print de tela da reunião pela plafaforma Zoom. Ascom
A Prefeitura ficará responsável pela seleção dos estudantes, que integrarão 12 turmas de oito atletas cada, e pela logística do deslocamento dos alunos até o local das aulas – um clube social localizado na zona norte do município. A prefeita sugeriu que, no primeiro momento, sejam contempladas escolas municipais de um ou dois bairros da zona norte, a fim de facilitar o deslocamento dos atletas, para que o projeto tenha sequência.
Presente na reunião, a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, disse ter ficado muito feliz com o projeto e, sobretudo, com a intenção prévia apontada pela Unimed de que ele tenha continuidade.
Participaram do encontro, o diretor do Instituto Unimed RS, Alcides Mandeli Stumpf; o diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Unimed Federação/RS, José Milton Mirenda; o gerente do Instituto Unimed RS, Carlos Suñol; e Rosana van der Laan e Susane Klug Passos, da diretoria da Unimed Pelotas.