Ações são voltadas a servidores da Secretaria de Assistência Social e parceiros

Prefeitura capacita equipes para a erradicação do trabalho infantil

Ações são voltadas a servidores da Secretaria de Assistência Social e parceiros
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 14-09-2021 | 17:47:07
Tags: capacitação, trabalho infantil, média complexidade

A Secretaria de Assistência Social está trabalhando na capacitação de média complexidade e parceiros, dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). São rodas de conversa com a autora de livros sobre trabalho infantil Anna Luiza Calixto, de São Paulo. 

A capacitação foi dividida em grupos para viabilizar a participação de todos. O primeiro encontro foi na manhã desta terça-feira (14), voltado à Rede Rua Infância, composto pela equipe das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Desporto, Conselho Tutelar e parceiros.

Anna Luiza atua na área do direito da criança e do adolescente desde 2008. É autora de cinco livros, como “Pronto ou não, lá vou eu!” e “Bem me quer, mal me quer?”. É fundadora do Projeto Social Os Cinco Passos, uma ferramenta de cidadania itinerante que leva as pautas dos direitos humanos, participação sociopolítica e prevenção às violências para as salas de aula de 14 estados brasileiros, em contato dialógico com meio milhão de estudantes. Também representa o estado de São Paulo no Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), e é colunista do portal de jornalismo e mobilização Rede Peteca, onde assina a coluna Quem tem boca vai à luta.

A coordenadora da média complexidade, Andreia Iriart, explica que o trabalho de crianças e adolescentes pode envolver exploração, insalubridade ou atividades degradantes. Podem trabalhar a partir dos 14 anos, se for de forma protegida, com funções definidas e adequadas para a sua idade, de maneira que não estejam expostas a outras situações de violência e que sejam mantidas na escola.

Confira as próximas rodas de conversa da capacitação

Quarta-feira (15), às 14h – para a equipe da Abordagem Social – ONGs Gesto e Vale a Vida, Casa de Passagem e Centro Pop;

Quinta-feira (16), às 9h – para os integrantes do Conselho Tutelar;

Sexta-feira (17), às 8h30min – para a equipe dos Creas;

Quarta-feira (22), às 8h30min – para as equipes dos Cras.

Notícias Relacionadas

Eventos adiados devido às condições climáticas

Eventos adiados devido às condições climáticas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Cras na Escola vai à Castilho

Cras na Escola vai à Castilho

Cras Z3 promove atividades alusivas ao Agosto Lilás

Cras Z3 promove atividades alusivas ao Agosto Lilás