Depois de três anos, as festas voltam a ocorrer em 2023 com estimativa de mobilizar milhares de fiéis

Prefeitura começa a preparar festas de Iemanjá e Navegantes

Depois de três anos, as festas voltam a ocorrer em 2023 com estimativa de mobilizar milhares de fiéis
Por Rafaela Dutra 16-01-2023 | 16:22:41
Tags:

A Prefeitura de Pelotas já deu início a organização da 65ª Festa de Iemanjá, a 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e a 27ª Festa em Homenagem a Iemanjá que acontecem nos dias 1 e 2 de fevereiro. No final da semana passada representantes da Secretaria de Cultura e das entidades responsáveis pela promoção das festividades reuniram-se no balneário dos Prazeres, na Colônia Z-3 e na vila da Balsa, para ajustar os eventos. As festas não são realizadas desde 2020 por causa da pandemia de Covid-19. 

O secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, diz que as reuniões são essenciais para que ambas as festas possam acontecer com toda a segurança e organização necessárias. “É muito importante que os órgãos de segurança e secretarias municipais estejam muito bem alinhados para que a população possa viver esses dias tão importantes no calendário religioso da melhor maneira possível”, disse. 

Nos encontros ficou garantido o apoio da Prefeitura na segurança, controle de trânsito, sonorização, instalação de banheiros químicos, iluminação e fiscalização. 

Reuniões organizam festejos religiosos de fevereiro. Fotos: Michel Corvello 

65ª Festa de Iemanjá

Para a festa realizada no balneário dos Prazeres, a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana irá disponibilizar 36 espaços destinados para os ambulantes. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 20 de janeiro, na rua Lobo da Costa, 520. O sorteio dos espaços será realizado no dia 25, às 10h, na sede da secretaria. Para participar é necessário apresentar cópia do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e pagar a taxa no valor de 1 URM (R$ 141,84). Os inscritos devem utilizar, preferencialmente, gazebo (3mx3m).

A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) deve emitir nas próximas semanas um Termo de Autorização do Uso de Áreas Públicas para a realização do evento, que deverá apresentado por cada uma das entidades interessadas em realizar atividades durante a festa. A autorização deve ser preenchida por entidades ou pessoas físicas responsáveis pela participação nos cultos religiosos. O pedido deve ser feito preferencialmente até 15 dias antes do evento pelo site do Sislam (pelotas.sislam.com.br/contas/entrar) ou presencialmente na SQA (avenida Domingos de Almeida, 1490). 

A SQA ressalta a proibição de utilização de litúrgicas junto à mata, bem como a destinação de resíduos nas áreas verdes públicas. Não será permitida a utilização das áreas de preservação permanente na orla do balneário, exceto as áreas predestinadas pela Prefeitura.

92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

A festa em homenagem à santa protetora dos navegadores e pescadores começa ainda em janeiro, quando no dia 28 uma carreata com a imagem da santa sai da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (av. Arthur Augusto Assumpção, 717) na Z-3 em direção a Paróquia Santo Antônio (av. José Maria da Fontoura, 777) no Laranjal onde será realizada a missa de abertura das festividades. No dia 2 de fevereiro, ocorre a missa, o almoço festivo e, possivelmente a procissão lacustre. 

27ª Festa de Iemanjá na Balsa

Na praça Darci Pinho, na vila da Balsa, onde também há uma estátua de Iemanjá ocorre a 27ª Festa em Homenagem a Iemanjá organizada pela Associação Comunitária dos Moradores da Balsa. Uma procissão pelas ruas do bairro, saindo do Centro de Umbanda Ogun Mege (rua Tiradentes, 590) até a beira do Canal São Gonçalo acontece a partir das 20h30 do dia 1º de fevereiro. Logo depois, as 22h, acontece a performance Danças dos Orixás. 

No dia 2, às 15h, está prevista uma procissão de embarcações pelo canal São Gonçalo. O encerramento da festa ocorre às 19h.

Notícias Relacionadas

Seis atividades culturais movimentam o Centro Histórico em paralelo à programação do Dia do Patrimônio

Seis atividades culturais movimentam o Centro Histórico em paralelo à programação do Dia do Patrimônio

Abertas as inscrições para a exposição “Memorial das Águas” em Pelotas

Abertas as inscrições para a exposição “Memorial das Águas” em Pelotas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95

Exposição “Tráfego Cultural em Ouro Branco” pode ser vista até dia 28

Exposição “Tráfego Cultural em Ouro Branco” pode ser vista até dia 28