Gestão mobiliza Assistência Social, Saúde e Defesa Civil para garantir abrigo, atendimento e proteção durante as ondas de frio

Prefeitura intensifica cuidados com população vulnerável no frio

Gestão mobiliza Assistência Social, Saúde e Defesa Civil para garantir abrigo, atendimento e proteção durante as ondas de frio
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 01-07-2025 | 13:57:42
Tags: inverno, população em situação de vulnerabilidade

Diante das temperaturas extremamente baixas registradas neste inverno, a Prefeitura de Pelotas reforçou suas ações para proteger a população em situação de vulnerabilidade, especialmente pessoas em situação de rua. As medidas abrangem desde o acolhimento emergencial e atendimento em saúde até campanhas de arrecadação de agasalhos e cobertores, numa mobilização que envolve diversas secretarias e organizações da sociedade civil.

Durante todo o ano, a Secretaria de Assistência Social (SAS) executa o Serviço Especializado em Abordagem Social, conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As equipes técnicas, compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, realizam abordagens diurnas e noturnas às pessoas em situação de rua. Na abordagem, são oferecidos serviços da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, como o Centro POP, para atendimento diurno, e a Casa de Passagem, para acolhimento noturno.

Neste ano, houve a unificação dos serviços do Centro POP e a Casa de Passagem no mesmo endereço, mais amplo e confortável para os usuários que optam por acessar o serviço. Vale destacar, porém, que embora o serviço seja ofertado pelas equipes, nem sempre as pessoas em situação de rua optam por acessá-lo, preferindo permanecer nas ruas. 

No mês de junho, primeiro mês de inverno, foram realizadas 182 abordagens sociais, durante o dia e a noite, pelas equipes técnicas da SAS e por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Prefeitura na execução do serviço. O principal objetivo da abordagem é ofertar os serviços da rede socioassistencial, o acolhimento na Casa de Passagem e Centro POP, e encaminhamentos para atendimento em saúde, conforme a necessidade dos usuários. 

Por outro lado, a Defesa Civil Municipal tem prestado apoio à SAS na arrecadação e no transporte de roupas para a Campanha do Agasalho deste ano. Além disso, no último mês, a Defesa Civil Estadual doou 500 cobertores ao órgão municipal, os quais foram repassados à Assistência Social para distribuição, conforme as diretrizes do SUAS. No entanto, a Defesa Civil Municipal segue atentas às mudanças climáticas e às previsões de possível elevação no nível da Lagoa dos Patos. 

A Secretaria de Saúde (SMS) ampliou os horários de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Atendimento Imediato (UBAIS) nos finais de semana, visando a identificação precoce das doenças respiratórias e prevenindo o agravamento dessa condição de saúde da população. Além disso, foi ampliada a busca ativa e aumento dos horários do Consultório na Rua, voltado à população em situação de rua. Vale destacar a grande campanha de vacinação que acontece no Município, que busca atingir a meta dos grupos prioritários e evitar o agravamento das síndromes gripais. 

A Prefeitura está realizando a Campanha do Agasalho, neste ano com foco em roupas masculinas, justamente para atender as pessoas em situação de rua. As doações podem ser entregues na Prefeitura, à Praça Coronel Pedro Osório, 101, na Casa de Passagem, à rua Senador Mendonça, 269, esquina Professor Araújo, na Secretaria de Urbanismo, à rua Lobo da Costa, 520, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas escolas da Rede Municipal.  

Quem precisa receber agasalhos deve procurar a sede da SAS, à rua Marechal Deodoro, 404, com o encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou UBS de referência.

Serviço:

O Centro Pop oferece espaço para higiene pessoal, alimentação, local para lavar roupas, guarda de pertences e atendimento psicossocial, além de encaminhamentos para trabalho, cursos, documentação e apoio familiar, das 8h às 17h. A Casa de Passagem funciona das 17h às 8h, oferecendo alimentação, banho e cama quentinha para passar a noite. Atualmente são disponibilizadas 100 vagas, com possibilidade de acomodar 150 pessoas, se houver necessidade.  

O Centro POP e a Casa de Passagem funcionam na Rua Senador Mendonça, 269, esquina Professor Araújo.

Notícias Relacionadas

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho em pontos de contenção

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho em pontos de contenção